Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29625
Title: Contributos para uma educação de infância de qualidade baseada na aprendizagem cooperativa
Author: Monte, Maria Daniela Gonçalves
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Qualidade em educação de infância
Bem-estar emocional
Implicação
Aprendizagem cooperativa
Defense Date: 19-Mar-2019
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Seminário de Orientação Educacional (SOE) que, com a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), constitui a componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O SOE, particularmente, propõe-se criar um espaço de problematização da realidade pedagógica, através de abordagens investigativas e desenvolvimento de projetos atinentes com as necessidades identificadas e recursos disponíveis. Assim, após uma observação criteriosa do contexto, e de termos identificado uma elevada competitividade entre as crianças, objetivámos promover as interações positivas e a entreajuda no seu quotidiano, elevando simultaneamente os respetivos níveis de Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I), “barómetros” da nossa intervenção pedagógica, situada numa Abordagem Experiencial em Educação (EDEX). Assim, a principal finalidade deste relatório é apresentar a análise reflexiva que procurámos realizar ao longo da PES, em torno destas dimensões e variáveis. Centrando-nos sempre na criança e atendendo à sua perspetiva, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem cooperativa, considerando as suas necessidades e interesses, durante as quais observámos e recolhemos dados acerca dos níveis de BEE e I que apresentavam. Foi possível verificar que as atividades promoveram elevados níveis em ambas as dimensões, e que este fator favoreceu a existência de um clima de grupo mais benéfico ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em especial ao desenvolvimento pessoal e social. Durante este percurso, também nós crescemos pessoal e profissionalmente, guardando toda a herança que “pequenas grandes” crianças nos transmitiram…
This internship report is part of the Educational Orientation Seminar (SOE), which, with Supervised Pedagogical Practice (PPS), constitutes the Supervised Teaching Practice (PES) component of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st. Cycle Teaching at the University of Aveiro. SOE, in particular, proposes to create a space of problematization of the pedagogical reality, through investigative approaches and development of projects contingent with identified needs and available resources. Thus, through a criterious observation of the context and a high level of competitiveness among children, we aimed to promote positive interactions and mutual aid in their daily lives, while raising their levels of Emotional Wellbeing (BEE) and Implication (I), both "barometers" of our pedagogical intervention, framed within the Experiential Approach to Education (EDEX). Thus, the main purpose of this report is to present the reflexive analysis that we’ve been developing along the PES process, around these dimensions and variables. By always focusing on the child and taking into account his’ / her’s perspective, we developed activities that promote cooperative learning, considering their needs and interests, during which we observed and collected data about the BEE and I levels they presented. It was possible to verify that the activities promoted high levels of both dimensions, and that this factor favored the existence of a group climate more beneficial to the development and learning of children, especially personal and social development. During this journey, we also grew personally and professionally, guarding all the inheritance that "little big" children transmitted to us ...
URI: http://hdl.handle.net/10773/29625
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Daniela_Monte.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.