Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29351
Title: Desenvolvimento de novos produtos que promovam a mobilidade e a acessibilidade
Author: Aires, Gabriel Geraldo
Advisor: Relvas, Carlos Alberto Moura
Ramos, António Manuel
Keywords: Desenvolvimento de produto
Mobilidade
Sustentabilidade
Inovação
Fu- sion 360
Engenharia
Defense Date: 19-Jul-2018
Abstract: O presente trabalho, dissertação de mestrado, aborda o processo de desenvolvimento de um novo produto - o Airth -, que é uma trotineta de elevado nível de portabilidade com massa e volumetria reduzida. Primeiramente é feita a revisão bibliográfica, abordando a situação atual da mobilidade urbana e do turismo, seguida de um estudo de mercado onde é feita a segmenta ção e o benchmarking. O processo de desenvolvimento de produto é composto pelas etapas de conceção onde são avaliadas as preferências do potencial cliente e desenvolvida a estratégia das especificações técnicas do produto, o projeto de concretização onde é criado o primeiro protótipo e feito o dimensionamento dos componentes estruturais, o projeto de detalhe onde são expostas as soluções construtivas desenvolvidas e apresentados alguns dos desenhos finais das mesmas, terminando com uma visão de produto final onde é criada uma marca e se utilizam ferramentas de apresentação e comunicação do produto.
This master thesis project is the development process of a new product - the Airth -, wich is an extremly portable and lightweight kick scooter, whose dimensions are minimalist. Firstable, in the state of the art, concepts like urban mobility and sustainable tourism are explained and then a market research is made, where the target is defined and the benchmarking analysis is made. The product development process has all the different steps: concept design starts with the costumer necessities wich is an input to the product specifications; product design is the step where the first prototype is developed and the structure is designed and calculated; detail project is the step when all the innovative parts shows up and also some of their technical drawings; the last step is about the final product where the branding is developed and then the product is showed up in different ways (rendering and trough a prototype).
URI: http://hdl.handle.net/10773/29351
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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