Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29284
Title: | Ensino do inglês e desenvolvimento da competência plurilingue: um estudo de caso no ensino secundário |
Author: | Costa, Ana Rita Gomes |
Advisor: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira Andrade, Isabel Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e |
Keywords: | Educação plurilingue Ensino do inglês Competência plurilingue |
Defense Date: | 30-Nov-2019 |
Abstract: | Numa era marcada pela crescente mobilidade de cidadãos e de informação,
torna-se necessário explorar a riqueza da diversidade e a complexidade que
caracterizam as sociedades atuais, num diálogo de compreensão que assegure
e promova a cidadania democrática e valores de respeito, inclusão e abertura
ao Outro (Sousa Santos, 2017). Neste contexto, a educação em línguas
desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de se
compreenderem a si próprios, aos outros e o mundo que os rodeia, incluindo a
diversidade linguística e cultural (Beacco et al. 2016).
O estudo que apresentamos assenta na ideia de plurilinguismo, que se constitui
como valor a promover e competência a desenvolver e de que o inglês, como
língua de comunicação internacional e detentor de uma posição privilegiada no
currículo de línguas, representa uma oportunidade única para o
desenvolvimento da educação plurilíngue (Galloway, 2017; Pinho & Moreira,
2012).
Para tal, realizámos um estudo de caso, com uma turma do Ensino Secundário,
com o qual se pretendia: i) compreender o papel do ensino de inglês no
desenvolvimento da competência plurilingue dos alunos; ii) conceber,
implementar e avaliar um programa de educação plurilingue em aula de inglês;
iii) identificar indícios de desenvolvimento da competência plurilingue em alunos
de inglês do Ensino Secundário.
Tendo em conta estes objetivos, o estudo apoia-se num tipo de investigação
qualitativa, inserida num paradigma de natureza fenomenológico-interpretativa
(Guba & Lincoln,1994). Os dados foram recolhidos durante e após a
implementação de um plano de intervenção pedagógico-didática, através da
observação de aulas, da análise de portfólios dos alunos, da observação de
workshops linguísticos e das respostas a inquéritos por entrevista em focus
group. No quadro de uma abordagem qualitativa, o estudo adotou a análise de
conteúdo de tipo interpretativo e interativo (Bardin,2004). A análise dos dados recolhidos mostra indícios do desenvolvimento da
competência plurilingue dos alunos, em diferentes dimensões: ao nível socioafetivo,
pela reconstrução de representações em relação às línguas e culturas,
pelo desenvolvimento do conhecimento em relação ao mundo das línguas e pela
curiosidade e motivação pela aprendizagem de outras línguas; ao nível da
gestão dos repertórios linguístico-comunicativos dos alunos, pela consciência
da importância dos seus percursos linguístico-comunicativos; ao nível da gestão
dos repertórios de aprendizagem, pelas descobertas dos alunos em relação à
sua capacidade de trabalhar com as línguas; e ao nível da gestão da interação,
pela capacidade de mobilização de diversas estratégias de interação em
situações de contacto com falantes de outras línguas.
Os resultados do estudo evidenciam que a aula de língua inglesa constitui um
espaço de promoção do plurilinguismo quando permite: i) desenvolver a cultura
linguística dos alunos e a sua capacidade de contactar com outras línguas; ii)
observar e trabalhar diferentes línguas e refletir sobre os seus papéis e
estatutos; iii) refletir sobre a forma como os sujeitos se relacionam com as
línguas e as aprendem. In a time of increasing mobility of citizens and information, it is necessary to explore the importance of diversity and the complexity that characterizes today's societies, fostering intercultural dialogue, promoting democratic citizenship and the values of respect, inclusion and openness towards Others (Sousa Santos, 2017). In this context, language education plays a key role in forming citizens who can understand themselves and others, and the world around them, including linguistic and cultural diversity (Beacco et al., 2016). Our study is set within the framework of plurilingualism, which should be promoted as a value and developed a competence; and that English, as a language of international communication and having a privileged position in the language curriculum, represents a unique opportunity for the development of plurilingual education (Galloway, 2017; Pinho, & Moreira, 2012). To this end, we conducted a case study with a secondary school class, which aimed at: i) understanding the role of English teaching in the development of pupils' plurilingual skills; ii) designing, implementing and evaluating a plurilingual language education programme; iii) identifying evidence of the development of pupils´ plurilingual competence. Given these objectives, the study is based on qualitative research, within a paradigm of phenomenological-interpretative nature (Guba & Lincoln, 1994). Data was collected during and after the implementation of a plurilingual didactic programme through classroom observation, analysis of pupils´ portfolios, observation of language workshops and focus group interviews. Within the framework of a qualitative approach, the study adopted interpretative and interactive content analysis (Bardin, 2004). The analysis of the data collected shows evidence of the development of pupils' plurilingual competence, in different dimensions: at a socio-affective level: by the reconstruction of representations in relation to languages and cultures, by the development of knowledge in relation to the world of languages and by increasing curiosity and motivation for learning other languages; at a level of pupils' linguistic-communicative repertoires management: by making pupils aware of the importance of their own linguistic-communicative pathways; at a level of learning repertoire management, by students' discoveries regarding their ability to work with languages; and at a level of interaction management: by the ability to mobilize various interaction strategies when in contact with speakers of other languages. The results of the study show that the English class is a place for promoting plurilingualism when it allows: i) the development pupils' linguistic culture and their ability to contact with other languages; ii) observing and working with different languages, their roles and status; iii) reflecting on how pupils relate to and learn languages. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/29284 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 11.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.