Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28951
Title: | O comportamento sintático dos advérbios na aprendizagem do português língua estrangeira por alunos de língua materna chinesa |
Author: | Yidi Zhang |
Advisor: | Oliveira, Emília Maria Rocha de |
Keywords: | Advérbios Comportamento sintático Português Língua Estrageira Alunos chineses |
Defense Date: | 16-Jul-2020 |
Abstract: | O advérbio constitui uma classe ou categoria de palavras que, em virtude da sua
heterogeneidade e complexidade semântica e sintática, levanta problemas
concernentes à sua utilização por aprendentes estrangeiros de Língua
Portuguesa. A sua designação (‘advérbio’) assenta na ideia de que modifica
sobretudo o sentido de verbos e de que, em geral, se posiciona ao lado deles.
Com a presente dissertação, pretende-se estudar o comportamento sintático
dos advérbios em Língua Portuguesa, em especial, a sua posição na frase,
identificando quer a situação geral e regular quer as situações especiais.
Adicionalmente, com base nos dados obtidos com o lançamento de um inquérito
online, estudaremos as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de
Língua Portuguesa na aprendizagem deste tópico gramatical. No final,
proporemos estratégias que possam contribuir para a resolução dos problemas
identificados e, desse modo, melhorar a proficiência linguística de aprendentes
chineses de Português Língua Estrangeira. The adverb constitutes a class or category of words that, due to its heterogeneity and semantic and syntactic complexity, raises problems concerning its use by foreign Portuguese language learners. Its designation (‘adverb’) is based on the idea that it mainly modifies the meaning of verbs and that, in general, it stands beside them. With this dissertation, we intend to study the syntactic behavior of adverbs in Portuguese, in particular, their position in the sentence, identifying both the general and regular situation and the special situations. Additionally, based on the data collected in an online inquiry, we will study the main difficulties experienced by Portuguese language students of China in learning this grammatical topic. In the end, we will propose strategies that can contribute to the resolution of the identified problems and, thus, improve the linguistic proficiency of Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28951 |
Appears in Collections: | DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Yidi Zhang_Dissertação.pdf | 808.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.