Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Filipe T.pt_PT
dc.contributor.authorVairinhos, Máriopt_PT
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt_PT
dc.date.accessioned2020-07-07T19:27:46Z-
dc.date.available2020-07-07T19:27:46Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28809-
dc.description.abstractO projeto PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas surgiu com o objetivo de identificar quais as potencialidades e desafios que a Internet das Coisas (IdC) poderá acrescentar a contextos de aprendizagem formais e não-formais no 3.º Ciclo do Ensino Básico, assim como qual a melhor forma de utilizar estas tecnologias nos contextos mencionados com base nas representações de alunos, professores e especialistas. Assim, beneficiando da Autonomia e Flexibilidade Curricular envolveram-se as turmas do 7.º ano de escolaridade da cidade de Aveiro no desenvolvimento de dispositivos IdC que permitissem a obtenção de dados de humidade, temperatura e pressão do ar, presença de gases, luminosidade, pH e humidade do solo. Estes dispositivos viriam a ser utilizados como recurso didático para a abordagem de conteúdos de Matemática, Geografia, Físico-química e Ciências da Natureza pelos mesmos alunos. Para a utilização dos dispositivos como recurso didático, foram desenvolvidas tarefas, previamente validadas por especialistas, em que para a sua resolução os alunos tiveram de consultar e interpretar os dados provenientes dos dispositivos IdC que estavam distribuídos por três estufas que simulavam ambientes distintos (ótimo para a produção de cebolo, com alterações climáticas, nomeadamente seca e um terceiro sob efeitos de poluição nomeadamente chuva ácida). No decorrer do processo de desenvolvimento dos dispositivos e como complemento às aprendizagens esperadas, os alunos participaram em atividades de modelação e impressão 3D, computação física com Arduino, programação de Arduino, palestras de segurança na Internet e visitas de estudo à Universidade de Aveiro e à Fábrica Centro de Ciência Vida de Aveiro.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativapt_PT
dc.relationPD/BD/135202/2017pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titlePAprICa: um projeto em autonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
ua.event.date5 julho, 2019pt_PT
degois.publication.firstPage141pt_PT
degois.publication.lastPage141pt_PT
degois.publication.titleTIC@Portugal'19: XII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TICpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-19/wp-content/uploads/2020/01/Resumos_TIC@PT19.pdfpt_PT
Appears in Collections:DeCA - Comunicações
DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moreira-Filipe.pdf116.22 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.