Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Filipe T. | pt_PT |
dc.contributor.author | Vairinhos, Mário | pt_PT |
dc.contributor.author | Ramos, Fernando | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T19:27:46Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T19:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/28809 | - |
dc.description.abstract | O projeto PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas surgiu com o objetivo de identificar quais as potencialidades e desafios que a Internet das Coisas (IdC) poderá acrescentar a contextos de aprendizagem formais e não-formais no 3.º Ciclo do Ensino Básico, assim como qual a melhor forma de utilizar estas tecnologias nos contextos mencionados com base nas representações de alunos, professores e especialistas. Assim, beneficiando da Autonomia e Flexibilidade Curricular envolveram-se as turmas do 7.º ano de escolaridade da cidade de Aveiro no desenvolvimento de dispositivos IdC que permitissem a obtenção de dados de humidade, temperatura e pressão do ar, presença de gases, luminosidade, pH e humidade do solo. Estes dispositivos viriam a ser utilizados como recurso didático para a abordagem de conteúdos de Matemática, Geografia, Físico-química e Ciências da Natureza pelos mesmos alunos. Para a utilização dos dispositivos como recurso didático, foram desenvolvidas tarefas, previamente validadas por especialistas, em que para a sua resolução os alunos tiveram de consultar e interpretar os dados provenientes dos dispositivos IdC que estavam distribuídos por três estufas que simulavam ambientes distintos (ótimo para a produção de cebolo, com alterações climáticas, nomeadamente seca e um terceiro sob efeitos de poluição nomeadamente chuva ácida). No decorrer do processo de desenvolvimento dos dispositivos e como complemento às aprendizagens esperadas, os alunos participaram em atividades de modelação e impressão 3D, computação física com Arduino, programação de Arduino, palestras de segurança na Internet e visitas de estudo à Universidade de Aveiro e à Fábrica Centro de Ciência Vida de Aveiro. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa | pt_PT |
dc.relation | PD/BD/135202/2017 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | PAprICa: um projeto em autonomia e flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
ua.event.date | 5 julho, 2019 | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 141 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 141 | pt_PT |
degois.publication.title | TIC@Portugal'19: XII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-19/wp-content/uploads/2020/01/Resumos_TIC@PT19.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | DeCA - Comunicações DigiMedia - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Moreira-Filipe.pdf | 116.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.