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http://hdl.handle.net/10773/28709
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Andrade, Ana Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Lourenço, Mónica | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T11:22:21Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T11:22:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/28709 | - |
dc.description.abstract | O mundo globalizado requer uma educação que prepare os cidadãos para compreenderem contextos próximos e distantes, comunicarem de forma respeitosa, ultrapassando barreiras linguístico-culturais, e se comprometerem com a justiça social e a sustentabilidade. Assim, vários investigadores e formadores defendem a necessidade de promover uma educação para a cidadania global que capacite os professores com consciência crítica e agência transformadora. Neste sentido, este texto apresenta um estudo de caso com um futuro educador/professor do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que pretende compreender como podem os educadores/professores em formação inicial construir conhecimento sobre educação para a cidadania global, integrando essa dimensão na sua identidade profissional. Para o efeito, analisaram-se as reflexões escritas produzidas pelo educador/professor em formação ao longo de um ano letivo, bem como um questionário de autoavaliação de balanço do percurso efetuado. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo a partir de três categorias que caracterizam uma profissionalidade docente atenta aos problemas das sociedades globalizadas, a saber: uma dimensão pedagógico-didática, uma dimensão linguísticocomunicativa, e uma dimensão ético-política. Os resultados do estudo evidenciam que o educador/professor construiu uma identidade profissional docente questionadora do papel da educação nas sociedades globalizadas, ao mesmo tempo que tomou consciência da necessidade de continuar a aprender. Estes resultados sugerem que a formação inicial de educadores/professores tem de incluir espaços de articulação teoria-prática em torno dos temas com que se confrontam as sociedades globalizadas, mediante atividades que façam sentido para os sujeitos em formação e para os contextos em que atuam. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação – CIE-UMa | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PT | pt_PT |
dc.relation | SFRH/BPD/94768/2013 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cidadania Global | pt_PT |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | Educação para a cidadania global e identidade profissional: um estudo de caso na formação inicial de professores | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 537 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 555 | pt_PT |
degois.publication.location | Funchal | pt_PT |
degois.publication.title | O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis | pt_PT |
dc.identifier.esbn | 978-989-54390-2-7 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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