Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, António Manuel dos Santospor
dc.contributor.advisorLaranjeira, José Luis Pirespor
dc.contributor.authorXavier, Lola Geraldespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:29:07Z-
dc.date.available2011-04-19T14:29:07Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2864-
dc.descriptionDoutoramento em Literaturapor
dc.description.abstractEm O Discurso da Ironia em Literaturas de Língua Portuguesa propõe-se comparar a ironia nas literaturas angolana, brasileira, moçambicana e portuguesa. Para isso seleccionámos oito romances contemporâneos: O Cão e os Caluandas e A Gloriosa Família, de Pepetela; Viva o Povo Brasileiro e O Feitiço da Ilha do Pavão, de João Ubaldo Ribeiro; O Último Voo do Flamingo e Um Rio Chamado Tempo uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto; As Naus e O Manual dos Inquisidores, de António Lobo Antunes. A abordagem desta temática passa pela perspectiva transdisciplinar, porque a literatura, enquanto produto social, se relaciona com os campos de intervenção histórica, social, cultural e ideológica, campos estes expostos através da ironia. Conclui-se que, independentemente do espaço a que se refere cada uma das literaturas em questão, a ironia, como marca pós-moderna, desconstrói a natureza da condição humana.por
dc.description.abstractThis thesis, entitled Irony in Contemporary Portuguese-Written Literature, aims at comparing irony within Portuguese-written, i.e. Angolan, Brazilian, Mozambican and Portuguese, literature. To do so, 8 contemporary novels were selected: O Cão e os Caluandas and A Gloriosa Família by Pepetela, Viva o Povo Brasileiro and O Feitiço da Ilha do Pavão by João Ubaldo Ribeiro, O Último Voo do Flamingo and Um Rio Chamado Tempo uma Casa Chamada Terra by Mia Couto, As Naus and O Manual dos Inquisidores by António Lobo Antunes. Methodologically, a transdisciplinary approach was applied. Literature, as far as being a social product, results from mutual interactions of historical, social, cultural and ideological interventions. Therefore, all above-mentioned fields are exposed throughout irony in literature. It might be concluded that, independently of the situation it refers to, and within whatever book in study, irony, being a post-modern mode of expression, deconstructs, indeed, the existence of human beings.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209224por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura de expressão portuguesapor
dc.subjectLiteratura de expressão portuguesapor
dc.subjectIdeologias políticaspor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectPós-colonialismopor
dc.titleO discurso da ironia em literaturas de língua portuguesapor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101154470-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007001066.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.