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http://hdl.handle.net/10773/2864
Título: | O discurso da ironia em literaturas de língua portuguesa |
Autor: | Xavier, Lola Geraldes |
Orientador: | Ferreira, António Manuel dos Santos Laranjeira, José Luis Pires |
Palavras-chave: | Literatura de expressão portuguesa Literatura de expressão portuguesa Ideologias políticas Identidade cultural Pós-colonialismo |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Em O Discurso da Ironia em Literaturas de Língua Portuguesa propõe-se comparar a ironia nas literaturas angolana, brasileira, moçambicana e portuguesa. Para isso seleccionámos oito romances contemporâneos: O Cão e os Caluandas e A Gloriosa Família, de Pepetela; Viva o Povo Brasileiro e O Feitiço da Ilha do Pavão, de João Ubaldo Ribeiro; O Último Voo do Flamingo e Um Rio Chamado Tempo uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto; As Naus e O Manual dos Inquisidores, de António Lobo Antunes. A abordagem desta temática passa pela perspectiva transdisciplinar, porque a literatura, enquanto produto social, se relaciona com os campos de intervenção histórica, social, cultural e ideológica, campos estes expostos através da ironia. Conclui-se que, independentemente do espaço a que se refere cada uma das literaturas em questão, a ironia, como marca pós-moderna, desconstrói a natureza da condição humana. This thesis, entitled Irony in Contemporary Portuguese-Written Literature, aims at comparing irony within Portuguese-written, i.e. Angolan, Brazilian, Mozambican and Portuguese, literature. To do so, 8 contemporary novels were selected: O Cão e os Caluandas and A Gloriosa Família by Pepetela, Viva o Povo Brasileiro and O Feitiço da Ilha do Pavão by João Ubaldo Ribeiro, O Último Voo do Flamingo and Um Rio Chamado Tempo uma Casa Chamada Terra by Mia Couto, As Naus and O Manual dos Inquisidores by António Lobo Antunes. Methodologically, a transdisciplinary approach was applied. Literature, as far as being a social product, results from mutual interactions of historical, social, cultural and ideological interventions. Therefore, all above-mentioned fields are exposed throughout irony in literature. It might be concluded that, independently of the situation it refers to, and within whatever book in study, irony, being a post-modern mode of expression, deconstructs, indeed, the existence of human beings. |
Descrição: | Doutoramento em Literatura |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2864 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DLC - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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