Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28143
Title: Os alunos internacionais na Universidade de Aveiro: motivações e dificuldades
Author: Campos, Catarina João da Costa
Advisor: Moreira, Gillian
Keywords: Ensino Superior
Universidade de Aveiro
Internacionalização
Estudantes internacionais
Motivações
Dificuldades
Defense Date: 10-Jan-2020
Abstract: O presente trabalho tem como principais objetivos compreender as motivações que levaram os alunos internacionais a escolher a Universidade de Aveiro (UA), e conhecer as suas dificuldades no seio desta instituição. Cada vez mais, a internacionalização está presente nas Instituições de Ensino Superior (IES), tendo implicações no seu dia-a-dia. Esta traz benefícios académicos, culturais, financeiros e políticos para as instituições e também para os países de acolhimento. Neste sentido, as IES têm de estar preparadas o suficiente para receber estudantes oriundos de outros países, uma vez que existe cada vez mais diversidade cultural no seio académico, de forma a adaptarem-se a essas mudanças. Para isso, é necessário que tenham conhecimento das necessidades e motivações dos alunos internacionais, de forma a melhorar os seus serviços para a integração deste público, caso seja necessário. E, assim, possam atrair mais estudantes internacionais e deixar um marco na sua vida estudantil. Este estudo indica que a UA é escolhida pelos estudantes internacionais principalmente pela sua boa reputação e pela sua oferta formativa. As questões linguísticas aparentam ser influentes, tanto ao nível de motivações, como de dificuldades, apontando para a necessidade de uma reflexão mais profunda. Além disso, as questões interculturais e organizacionais também são aspetos que merecem a atenção da UA.
The main objectives of this dissertation are to understand the reasons that motivate international students to choose the University of Aveiro (UA) and to discover the difficulties they encounter in the institution. Increasingly, internationalization is present in Higher Education Institutions (HEIs), with implications for all areas of institutional life. It brings academic, cultural, financial and political benefits to the institutions and to host countries. HEIs, however, must be well prepared to receive students from other countries, since there is greater cultural diversity within the academic world, and it is necessary to adapt to these changes. For this, institutions need to learn about the experiences of international students, and their needs and motivations, in order to improve, where necessary, their services for the integration of these students. In this way, they may both improve their current practice and attract more international students. This study shows that the UA is chosen by international students principally for its good reputation and educational offer. Linguistic questions appear to be influential, both at the level of motivations and of difficulties, indicating the need for deeper reflexion. In addition, intercultural and organisational questions emerge as aspects that deserve the attention of the UA.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28143
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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