Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27697
Title: Videoclipe(s) como recurso didático: ver, ler e ouvir a (des)igualdade de género nos media
Author: Sousa, Arminda Maria Malho Santos
Advisor: Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Keywords: Cidadania
Educação
Género
Igualdade de género
Media
Videoclipe
Defense Date: 5-Jul-2019
Abstract: Os media tornaram-se uma poderosa ferramenta na formulação de opiniões, saberes, normas, valores e subjetividades, que, de alguma forma, influenciam a visão da realidade. Por mais que se proclame a objetividade na comunicação, as mensagens por eles veiculadas não são neutras, desenvolvem regimes de autenticidade e disputam sentidos múltiplos sobre a sexualidade e o género. O diálogo entre comunicação e género implica não só reforçar o olhar crítico em relação aos modos hegemónicos veiculados pelos meios de comunicação, mas também adequar o olhar sobre as práticas nos espaços de educação e formação. Importa conhecer, entre todas as ferramentas atualmente disponíveis, quais as que os/as alunos/as utilizam e quais têm potencial para uso em sala de aula. Aqui se inscrevem, em particular, os videoclipes, cujos componentes visuais e verbais podem inspirar e motivar os/as alunos/as, promover uma aprendizagem mais profunda, estimular o fluxo de ideias e proporcionar uma oportunidade para a liberdade de expressão, entre outros. No estudo que se apresenta, que contou com a colaboração de 65 adolescentes e jovens, alunas/os de 7º e 12º ano de escolaridade, teve-se em conta uma primeira questão de investigação: “Na abordagem didática de videoclipes mais visionados por adolescentes e jovens que imagens de sexualidade e género lhes é permitido recolher?” Identificadas imagens de sexualidade e género, importava apreender “Que papéis e estereótipos de género são enfatizados nos videoclipes mais visionados pelos/as jovens?” e por fim “Como se expressam as diferenças e a (des)igualdade de género?” Numa fase exploratória do estudo, a investigadora elaborou um inquérito por questionário como instrumento de recolha de informação que permitisse, entre outros aspetos, definir pistas de abordagem do objeto de estudo e fazer o levantamento dos videoclipes mais visionados pelos/as jovens. Da aplicação do questionário resultou a seleção de quatro videoclipes (As Long As You Love Me ft. Big Sean”, “Try”, “Havemos de lá chegar” e “Scratch My Back”), cujo conteúdo foi objeto de análise. Para cada um deles, a investigadora elaborou um relatório do qual constavam informações como formato, gravação, género musical, duração, sinopse, estrutura do videoclipe, relação música-imagem-linguagem (letra) e levantamento de possíveis contributos para a desigualdade de género (estereótipos relativos aos traços ou atributos de personalidade, aos papéis desempenhados e/ou às características físicas). Para registar as opiniões da investigadora e dos/as jovens participantes, relativamente ao discurso veiculado pelos videoclipes, foram elaborados quatro guiões de visualização/análise. Cada guião apresenta um conjunto de atividades, divididas em quatro grandes blocos: “aprender a olhar”, “compreender e analisar”, “interpretar e avaliar” e “transformar” (Díez Gutiérrez, 2004b). Embora nos videoclipes as narrativas sejam representações construídas por alguém e não correspondam à realidade (Pacheco, 2017), a leitura crítica do seu discurso permitiu a cada um/a dos/as intervenientes dar um sentido ao que viu (imagem), leu (letra) e ouviu (música). Quanto aos eixos temáticos identificados pelos/as participantes, conclui-se centrarem-se na afetividade (paternal, parental, erótica e sexual, amizade) e no amor, nas relações interpessoais que se estabelecem em meio laboral e na violência nas relações afetivas e/ou amorosas. Constatou-se, ainda, que nos discursos analisados, persistem conceções estereotipadas sobre o feminino/ feminidade/ ser mulher e masculino/masculinidade/ ser homem. Assim, cabe às mulheres serem jovens, magras, bonitas, sensuais, para cumprirem os requisitos de beleza e atração física contemporâneos (Mota-Ribeiro, 2002a, 2002b; Castro, 2003; Campos, Cecílio & Penaforte, 2016; Teixeira & Marques, 2016) e usar saias e vestidos, roupas justas e íntimas, como códigos de sedução (Teixeira & Marques, 2016). Os homens devem ser altos, magros, jovens e musculados. Pois, corpo musculado, para além de indicativo de masculinidade é sinónimo de força e virilidade (Januário, 2013); jovem como “signo de narcisismo e sedução” (Santos, 2017, p.140); alto e magro, porque, “a uma silhueta esguia “é associado reconhecimento, estatuto, sucesso pessoal, profissional e social” (Santos, 2017, p.141). Se pretendem aparentar poder, devem usar fato ou camisa de mangas compridas, pois, a indumentária deve ser “condizente com o fazer-saber dos negócios” (Natt & Carrieri, 2016, p.120). Conclui-se, ainda, que o discurso veiculado remete às diferenças psicológicas e características da personalidade, aos atributos morais de comportamento e às competências pessoais, situa a mulher numa situação de dependência e inferioridade, perpetua os papéis tradicionalmente atribuídos a homens e a mulheres e desiguais relações de poder e promove a heteronormatividade. Este estudo ajuda a corroborar a ideia de que é necessário trabalhar as questões de sexualidade e género veiculadas nos discursos dos videoclipes, para que este não seja recebido de forma passiva, até porque o discurso está pejado de subjetividade. Por outro lado, confirma-se que a integração dos videoclipes no contexto da operacionalização da educação sexual em meio escolar é exequível e passível de envolver os diferentes intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem, e na consciencialização dos e das jovens para a existência de estereótipos e estigmas sociais que contribuem para acentuar desigualdades entre mulheres e homens
The media have become a powerful tool in forming opinions, acquiring knowledge, learning about norms, values and subjectivities that to a certain extent influence how reality is perceived. As much as objectivity is proclaimed, the messages they convey are hardly neutral; they develop regimes of authenticity, and dispute multiple meanings about sexuality and gender. The dialogue between communication and gender implies not only reinforcing the critical view of the hegemonic modes transmitted by the media, but also adjusting the look on practices in the areas of education and training. It is important to know, among all the tools currently available, which ones the students use and which have the potential to be used in the classroom. In particular, video clips, whose visual and verbal components can inspire and motivate students, promote deeper learning, stimulate the flow of ideas and provide an opportunity for freedom of expression, among others, are included here. This study had the collaboration of 65 adolescents and youngsters in the 7th and 12th years of schooling. A first research question was considered: “In the didactic approach of the most widely viewed video clips by adolescents, which images of sexuality and gender are they able to collect?” Once images of sexuality and gender were identified, it was important to apprehend “What gender roles and stereotypes are emphasized in the video clips most viewed by young people?” and finally “How are the differences an (in)equalities expressed?” In an exploratory phase of the study, the researcher developed a questionnaire survey as a tool for collecting information that could, among other things, define cues to approach the object of study and survey the video clips more commonly watched by young people. Applying the questionnaire resulted in the selection of four video clips (“As Long As You Love Me ft. Big Sean,” “Try,” “Havemos de lá chegar”, the content of which was analysed. For each of them, the researcher prepared a report that included information such as format, recording, musical genre, duration, synopsis, structure of the video clip, the music-image-language relationship and survey of the possible contribution to gender inequality (stereotypes relating to personality traits or attributes, roles and/or physical characteristics). In order to record the opinions of the researcher and the young participants regarding the discourse presented in the video clips, four visualization/analysis scripts were prepared. Each script presents a set of activities, divided into four main blocks: “learning to see,” “understanding and analysing,” “interpreting and evaluating” and “transforming” (Díez Gutiérrez, 2004b). Although the narratives in the video clips are representations constructed by someone and do not correspond to reality (Pacheco, 2017), reading their discourse critically allowed each of the actors to give a meaning to what they saw (image), read (lyrics) and heard (music). As for the thematic axes identified by the participants, the focus is on affectivity (paternal, parental, erotic and sexual, friendship) and on love, on interpersonal relationships established in the work environment and on violence in affective and/or romantic relationships. It was also observed in the discourses analysed that stereotyped conceptions about the feminine/femininity/being a woman and male/masculinity/ being a man persist. Thus, it is up to women to be young, slim, beautiful, sensual, to achieve the requirements of contemporary physical beauty and attraction (Mota-Ribeiro, 2002a, 2002b; Castro, 2003; Campos, Cecílio & Penaforte, 2016; Teixeira & Marques, 2016) and wear skirts and dresses, tight and intimate clothes, as codes of seduction (Teixeira & Marques, 2016). Men should be tall, thin, young and muscular, as a muscular body, besides indicating masculinity, is synonymous with strength and virility (Januário, 2013); young as a “sign of narcissism and seduction” (Santos, 2017, p.140); tall and thin, because “a slender silhouette” is associated with recognition, status, personal, professional and social success” (Santos, 2017, p.141). If they intend to appear powerful, they must wear a long-sleeved suit or shirt, for clothing must be “commensurate with doing business” (Natt & Carrieri, 2016, p.120). The discourse was also found to refer to the psychological differences and characteristics of the personality, moral attributes of behaviour and personal skills. It places women in a situation of dependency and inferiority, perpetuates the roles traditionally attributed to men and women and unequal relations of power and promotes heteronormativity. This study helps to corroborate the idea that it is necessary to work on the issues of sexuality and gender conveyed in the discourse contained in video clips, so that it is not received passively, because the discourse is actually fraught with subjectivity. On the other hand, it was found that integrating video clips in the context of operationalizing sex education in schools is feasible, and it is possible to involve the different actors in the teaching and learning process and in raising young people’s awareness to the existence of stereotypes and social stigmas that contribute to accentuate inequalities between women and men
URI: http://hdl.handle.net/10773/27697
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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