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http://hdl.handle.net/10773/27632
Title: | Bibliotecas universitárias inclusivas brasileiras e portuguesas: acções e estratégias |
Author: | Diniz, Isabel Cristina dos Santos |
Advisor: | Almeida, Ana Margarida Pisco Furtado, Cassia Cordeiro |
Keywords: | Biblioteca universitária Biblioteca inclusiva Produtos de apoio\tecnologias assistivas Acessibilidade Usuário com deficiência |
Defense Date: | 21-Feb-2019 |
Abstract: | A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior pode
ser potencializada pela biblioteca universitária, destacando-se,
neste processo, a importância do desenvolvimento de boas práticas
inclusivas. Com o estudo apresentado na presente tese pretendese
compreender as ações desenvolvidas por bibliotecas
universitárias considerando a implementação e uso de produtos de
apoio/tecnologias assistivas e discutir suas contribuições para a
entrada, permanência e conclusão dos percursos formativos dos
estudantes com deficiência, no contexto das universidades
brasileiras e portuguesas. Através de uma metodologia de
investigação baseada no paradigma “qualitativo ou interpretativo”
realizou-se uma investigação descritiva de levantamento de dados
Survey e de Estudos de Casos Múltiplos, do tipo indução analítica
como método de pesquisa. Para a persecução dos objetivos
definidos foram utilizados vários métodos e técnicas de recolha de
dados, não só em resultado das diversas etapas percorridas, bem
como dos diferentes participantes que integraram esta investigação
- quatro grupos distintos, todos essenciais para uma melhor
compreensão do fenómeno a ser estudado: os diretores das
bibliotecas, os diretores dos núcleos/Gabinetes de apoio ao
estudante com deficiência; os bibliotecários e os usuários
(estudantes com deficiência) das bibliotecas universitárias
brasileiras e portuguesas. Os resultados apontam que as bibliotecas
universitárias brasileiras e portuguesas apresentam problemas de
acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica,
programática e atitudinal. Conclui-se que as bibliotecas
universitárias brasileiras e portuguesas não estão dotadas de
serviços especializados para atender os usuários com deficiência.
Ressaltam-se algumas exceções de casos que prestam serviços
voltados para esse tipo de usuários, mas que não são
suficientemente significantes dentro do universo investigado. Os
diretores das bibliotecas deste estudo têm consciência de suas
carências e fragilidades, mas estão abertos às mudanças em busca
de soluções para melhorar as condições de acessibilidade, a fim de
incluir os usuários com suas diferentes necessidades. Como
sugestões para a mudança da realidade constatada, recomenda-se
que as bibliotecas universitárias priorizem: educação continuada
para a sua equipe de bibliotecários quanto às temáticas
acessibilidade e inclusão; planeamento de projetos/ações voltados
à questão da acessibilidade; políticas de desenvolvimento de
coleções, consoante a legislação vigente, prevendo a aquisição
gradual dos conteúdos básicos de acervo em formatos alternativos
(como, por exemplo, Braille, áudio e digital). Acrescenta-se ainda a
busca de parcerias com sectores privados ou de capital misto que
tenham interesse em investir em projetos de inclusão de estudantes
com deficiência no ensino superior, dentre outros. The inclusion of students with disabilities in higher education can be enhanced by the university library, and in this process the importance of developing inclusive good practices is highlighted. The study presented in this thesis intends to understand the actions developed by university libraries considering the implementation and use of assistive technology / support products and to discuss their contributions to the entrance, permanence and completion of the educational paths of students with disabilities, in the context of Brazilian and Portuguese universities. Through a methodology of investigation based on the "qualitative or interpretive" paradigm, a descriptive investigation of Survey data and Multiple Case Studies, of the analytical induction type as a research method, was carried out. In order to pursue the defined objectives, several methods and techniques of data collection were used, not only as a result of the various steps taken, but also among the different participants in the research - four distinct groups, all essential for a better understanding of the phenomenon to be studied: the directors of the libraries, the directors of nuclei / offices to support the student with a disability; the librarians and the users (students with disabilities) of the Brazilian and Portuguese university libraries. The results indicate that the Brazilian and Portuguese university libraries present problems of architectural, communicational, methodological, programmatic and attitudinal accessibility. It is concluded that the Brazilian and Portuguese university libraries are not equipped with specialized services to assist disabled users. Some exceptions are highlighted in cases that provide services aimed at this type of users, but are not sufficiently significant within the universe investigated. The principals of the libraries of this study are aware of their needs and weaknesses but are open to changes in search of solutions to improve accessibility conditions in order to include users with their different needs. As suggestions for changing this reality, it is recommended that university libraries prioritize: continuing education for their library staff on accessibility and inclusion; planning of projects/actions focused on the issue of accessibility; development of collections, in accordance with current legislation, providing for the gradual acquisition of basic contents of the collection in alternative formats (such as Braille, audio and digital). There is also the search for partnerships with private or mixed capital sectors that are interested in investing in projects to include students with disabilities in higher education, among others. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27632 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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