Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27260
Title: O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
Other Titles: The potential of hypertextual narratives as a pedagogical methodology for the journalism teaching
Author: Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação
Narrativas Hipertextuais
Ensino de Jornalismo
Educação Multimídia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Abstract: O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas, em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica, tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
The advance of globalization and the explosion of web 2.0 and Information and Communication Technologies (ICT) began to influence newsrooms, as well as impact on the processes of production, transmission and consumption of news. These changes took place not only in the professional field, but also in the academic formation of the journalist of the future. Due to the need of a multimedia professional, journalism courses underwent different curricular changes to improve the content that is taught in the classroom in view of the new trends of the labor market, inserting, in its curriculum, topics like ‘Practices of Multimedia Journalism’ and ‘Culture of the Media ‘, with a view to discussing the current technological revolution and its implications for doing journalism in the 21st century. In view of this, it was possible to work with Hypertextual Narratives as a pedagogical methodology, since they interconnect different blocks of content (text, images, videos, audios and infographics) in the same network and provides cognitive flexibility. Learning with Hypertextual Narratives is necessary both in the educational practice and training of these professionals, as in social practice and procedural complexity to deal with the variety and quantity of information and technological resources produced in the spaces of action. This paper reviews the literature to reflect on the role of Hypertextual Narratives as a pedagogical methodology in the teaching-learning process of journalism students. This study observed that Hypertextual Narratives provide interaction and collaborative construction of knowledge in the classroom, as well as the development of skills in writing, reading, interpreting texts, hypertexts and dealing with ICT in the current scenario of the Convergence Age that society has been witnessing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/27260
Publisher Version: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
055.pdf800.66 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.