Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Inêspt_PT
dc.contributor.authorPereira, Luísa Álvarespt_PT
dc.contributor.authorLopes, Célia da Graçapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Rui Patrício Andrade Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2020-01-09T17:58:13Z-
dc.date.available2020-01-09T17:58:13Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.issn0102-4698pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27259-
dc.description.abstractApresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.pt_PT
dc.description.abstractWe present writing practices within curricular (requested by teachers) and extra-curricular (free initiative) contexts by students (ages 9-15), attending Basic Education in Portugal; data was collected by means of a national survey. These practices express a vast and dynamic relationship with writing that is (re)constructed by the individuals. Indeed, the Didactics of Writing has highlighted the necessity to understand the personal relationship that individuals (re)create with the act of writing in a more profound manner, for it contains their motivations or detachment factors that have led them to reject the practice of written verbal production. The results show a greater diversity of out of school practices that contrast with focused in-school writing practices designed to prioritize teaching-learning goals. Nevertheless, we note connecting elements between the two contexts that inform a more favourable didactic approach towards a more significant path between the individuals and writing.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação com a escritapt_PT
dc.subjectEscrita escolarpt_PT
dc.subjectEscrita extraescolarpt_PT
dc.subjectEnsino da escritapt_PT
dc.subjectDidática da Escritapt_PT
dc.titleOs jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeYouth and writing: in-school and out of school practices in Portugalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage35pt_PT
degois.publication.titleEducação em Revistapt_PT
degois.publication.volume34pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100153&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698180899pt_PT
dc.identifier.essn1982-6621pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
056.pdf730.59 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.