Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuciano, Dilma Tavarespt_PT
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.date.accessioned2019-12-12T10:07:37Z-
dc.date.available2019-12-12T10:07:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-972-789-620-2pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27156-
dc.description.abstractpublicação intitulada Transversalidades IX: reflexões sobre o ensino da escrita destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Dilma Tavares Luciano, Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Recife (Brasil), que decorreu entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação – integrada na Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP” – é antecedida por três outras, que serviram finalidades semelhantes: - Uma publicada em 2015, sob o título Transversalidade IV: Contributos do manual de Português, em coautoria com Hérica Lima, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutoradosanduíche no exterior), subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores; - Outra publicada em 2016, sob o título Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade em coautoria com Ewerton Luna, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior), subordinado ao tema Reflexão sobre o tratamento didático da oralidade nos cursos de formação inicial do professor de Português; - Outra ainda publicada em 2019, sob o título Transversalidade VIII: fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o trabalho em torno da expressão/produção escrita no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationUID/CED/00194/2019pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da escritapt_PT
dc.subjectProcessos da escritapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectMétodos pedagógicospt_PT
dc.subjectDidática da escritapt_PT
dc.titleTransversalidade IX: reflexões sobre a escritapt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cms.ua.pt/editora/pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tr9_Luciano_Sa2019.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.