Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/27156
Título: Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita
Autor: Luciano, Dilma Tavares
Sá, Cristina Manuela
Palavras-chave: Ensino da escrita
Processos da escrita
Desenvolvimento de competências
Métodos pedagógicos
Didática da escrita
Data: 2019
Editora: UA Editora
Resumo: publicação intitulada Transversalidades IX: reflexões sobre o ensino da escrita destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Dilma Tavares Luciano, Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Recife (Brasil), que decorreu entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação – integrada na Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP” – é antecedida por três outras, que serviram finalidades semelhantes: - Uma publicada em 2015, sob o título Transversalidade IV: Contributos do manual de Português, em coautoria com Hérica Lima, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutoradosanduíche no exterior), subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores; - Outra publicada em 2016, sob o título Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade em coautoria com Ewerton Luna, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior), subordinado ao tema Reflexão sobre o tratamento didático da oralidade nos cursos de formação inicial do professor de Português; - Outra ainda publicada em 2019, sob o título Transversalidade VIII: fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o trabalho em torno da expressão/produção escrita no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27156
ISBN: 978-972-789-620-2
Versão do Editor: https://cms.ua.pt/editora/
Aparece nas coleções: CIDTFF - Livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tr9_Luciano_Sa2019.pdf2.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.