Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27052
Title: Análise da eficácia do programa de estimulação da consciência fonológica: versão digital
Author: Sá, Marta Conceição Vilas Boas de
Advisor: Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Terapia da fala
Consciência fonológica
Pré-escolar
Defense Date: 12-Jul-2019
Abstract: Enquadramento: Em Portugal, são escassos os programas digitais, testados e validados para promover a Consciência Fonológica (CF). O Programa de Estimulação da Consciência Fonológica (PECF) – versão papel é uma ferramenta, recentemente desenvolvida e validada para o Português Europeu (PE), que permite a diferentes profissionais (e.g., terapeutas da fala, educadores de infância, professores e psicólogos) trabalharem a CF, nos domínios silábico, intrassilábico e segmental, com crianças em idade pré-escolar ou no início da idade escolar. Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento da versão digital do PECF e analisar a sua eficácia junto de crianças com desenvolvimento típico em idade pré-escolar. Métodos: O desenvolvimento da versão digital do PECF decorreu com a colaboração de diversos profissionais (engenheiro informático e designer gráfico) de forma a adaptar cada uma das atividades do PECF. Para analisar a eficácia do programa, foi realizado um estudo experimental randomizado controlado com um total de 49 crianças, distribuídas aleatoriamente por dois grupos: Grupo Experimental (GE) (25 crianças) e Grupo de Controlo (GC) (24 crianças). Os grupos foram avaliados antes (avaliação inicial) e depois (avaliação intermédia) da implementação do PECF ao GE. Numa fase seguinte, o PECF foi também aplicado ao GC. Seguiu-se uma avaliação final que permitiu analisar os efeitos do programa, pela comparação dos resultados em ambos os grupos após aplicação do PECF. Um estudo follow-up do GE foi também realizado após dois meses. Resultados: No primeiro momento de avaliação, prévio à implementação do PECF, verificou-se que os resultados obtidos nas avaliações do GE e do GC não diferiam entre si, encontrando-se os grupos, nesta fase, em circunstâncias equiparadas. Após aplicação do PECF ao GE, os resultados mostraram a existência de diferenças significativas nas pontuações médias de todas as provas, entre a avaliação inicial e intermédia, sendo que a interação entre os fatores grupo e momento de avaliação foi significativa. Após a implementação do PECF ao GC, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, o que indica que, em ambos os grupos, o PECF promoveu efeitos positivos na CF. O estudo follow-up do GE veio, igualmente, comprovar a eficácia do PECF, pela manutenção de resultados, estatisticamente significativos, após dois meses. Conclusão: O PECF demonstrou ser um programa eficaz na promoção do desenvolvimento da CF em crianças com desenvolvimento típico.
Background: In Portugal there are few digital programmes tested and validated to promote Phonological Awareness (PA). The Phonological Awareness Stimulation Programme (PECF) – tabletop version was recently developed and validated for European Portuguese (EP). This tool allows different professionals such as speech and language therapists, kindergarten teachers, teachers and psychologists to work on PA, in the syllabic, intra-syllabic and segmental domains, with preschool and early school age children. Aim: Develop the digital version of PECF and analyse its effectiveness among children with typical preschool development. Methods: The development of the digital version of PECF was carried out with the collaboration of several professionals (software engineer and graphic designer) who adapt each of the activities of the PECF. To analyse the effectiveness of the programme, a randomized controlled trial was conducted with a total of 49 children randomly assigned to two groups: the Experimental Group (EG) (25 children) and the Control Group (CG) (24 children). Both groups were assessed before (initial assessment) and after (intermediate assessment) the implementation of PECF to the EG. In a subsequent phase, the PECF was also applied to the CG. In the end, a final assessment was carried out to analyse the effects of the programme implementation by comparing the results of both groups after its implementation. A follow-up study of the EG was also performed after two months. Results: In the first assessment moment, prior to the implementation of the PECF, the results obtained in the assessments of the EG and the CG did not differ from each other, with the groups being at similar circumstances at this stage. After applying the PECF to the EG, the results showed significant differences in the average scores of all the PA subtests, between initial and intermediate assessment, with the interaction between both group and the moment of the assessment factors being significant. After implementing PECF to the CG, no significant differences were obtained between groups, indicating that, in both groups, the PECF promotes positive effects on PA. The follow-up study of the EG also indicate the effectiveness of the PECF, by the maintenance of statistically significant results after two months. Conclusions: PECF has been shown to be an effective programme in promoting the development of PA in typically developing children.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27052
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.