Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Rosa Maria Silvapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Anabela Maria Sousapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-30T16:01:17Z-
dc.date.available2019-10-30T16:01:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1413-8557pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26895-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo identificar os mecanismos de coping (estratégias para lidar com situações difíceis) utilizados por Educadores de Infância quando se encontram em situações de stresse, bem como estudar as características do respectivo instrumento de avaliação na versão Portuguesa. A amostra é constituída por 247 Educadores de Infância (diplomados e em situação de estágio pedagógico) com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos de idade. Da Bateria Differential Stress Inventory (DSI), de Lefèvre e Kubinger (2004) foi utilizado o questionário Estratégias de Coping (EC) tipo Likert, adaptada para a população portuguesa por Gomes, Pereira e Gil (2006), revelando boas características psicométricas. Os principais resultados mostram que perante situações indutoras de stresse os Educadores de Infância utilizam mais as estratégias de coping focadas na emoção, do que as estratégias de coping focadas no problema. São referidas ainda algumas implicações deste estudo para a formação destes profissionais.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify the mechanisms of coping (strategies to deal with difficult situations) used by kindergarten Teachers when they face situations of stress, as well as to study respective characteristics of the used evaluation instrument in a Portuguese version. The sample is constituted by 247 kindergarten teachers (graduated and training students) with ages between 20 and 57 years old. The Strategies of Coping (EC) likert type scale from the Differential Stress Inventory (DSI), of Lefèvre & Kubinger (2004) was adapted for the Portuguese population by Gomes, Pereira & Gil (2006), which revealed good psychometric characteristics. The main results show that kindergarten Teachers, when experiencing stress inducing situations, frequently appeal to coping strategies with focus in emotion, than based in the problem solving situation. Will be discussed further implications of this research to the professional training.pt_PT
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo identificar los mecanismos de coping (estrategias para lidiar con situaciones difíciles) utilizados por profesores infantiles cuando están en situación de stress, así como también estudiar las características del respectivo instrumento de evaluación en la versión Portuguesa. La muestra es constituida por 247 profesores infantiles (diplomados y en situación de práctica pedagógica) con edades entre los 20 y los 57 años de edad. De la Bateria Differential Stress Inventory (DSI), de Lefèvre y Kubinger (2004) fue utilizado el cuestionario Estratégias de Coping (EC) tipo Likert, adaptada para la población portuguesa por Gomes, Pereira y Gil (2006), revelando buenas características psicométricas. Los resultados principales muestran que frente a situaciones incitadoras de stress los profesores infantiles utilizan más las estrategias de coping focalizadas en la emoción que las estrategias de coping focalizadas en el problema. Todavía, son mencionadas algunas implicaciones de este estudio para la formación de estos profesionales.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectStressept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleEstratégias de Coping em educadores de infância portuguesespt_PT
dc.title.alternativeCoping Strategies in portuguese kindergarten teacherspt_PT
dc.title.alternativeEstrategias de Coping en profesores infantiles portuguesespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage319pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage326pt_PT
degois.publication.titlePsicologia Escolar e Educacionalpt_PT
degois.publication.volume12pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572008000200003pt_PT
dc.identifier.essn2175-3539pt_PT
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo 2 PEE383 ABRAPE2008.pdf90.25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.