Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26835
Title: Estudo do processo de tratamento de peças não conformes provenientes do fornecedor numa empresa do ramo automóvel
Author: Oliveira, Cláudia Maria Pereira
Advisor: Alvelos, Helena
Keywords: Qualidade
Fornecedor
Triagem
Devolução
Layout
Defense Date: 30-Aug-2018
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo o estudo do processo de tratamento de peças não conformes provenientes do fornecedor, numa fábrica que atua no ramo automóvel, a Renault Cacia. Nesse sentido, foi feita uma análise inicial ao processo que permitiu a identificação de vários problemas. Para melhorar essas situações, dividiu-se o processo em dois subprocessos e foi definido um plano de ações para cada um deles com recurso a ferramentas e metodologias como o Diagrama de Pareto e a metodologia 5S. O caso A é relativo à zona de triagem para a qual tinha sido construído um novo edifício, tendo sido sugerida a criação de um novo layout com novas regras de funcionamento e de segurança. O caso B é referente à zona de devoluções para a qual foi, também, desenvolvido um layout, regras de funcionamento e de segurança e um programa para seguimento e gestão das devoluções. Pode concluir-se que os resultados alcançados neste projeto foram positivos para a empresa, uma vez que contribuíram para a melhoria do processo de tratamento de peças não conformes provenientes dos fornecedores na Renault Cacia.
The objective of the present work is to study the process of treatment of non-compliant parts from the supplier, in a factory that works in automotive industry, Renault Cacia. To accomplish that, an initial analyze to the process was done which allowed to identify some problems. To improve these situations, process was divided in two subprocesses and an actions plan was defined to each case using tools and methodologies like Pareto Chart and 5S methodology. Case A is related to the sorting area for which a new building had been constructed and it was suggested to create a new layout with new rules of operation and safety. Case B refers to the return area for which a layout, operating and safety rules and a program for tracking and managing returns have also been developed. It can be concluded that the results achieved in this project were positive for the company, since they contributed to the improvement of the process of treatment of non-compliant parts from the suppliers in the Renault Cacia.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26835
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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