Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26835
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dc.contributor.advisorAlvelos, Helenapt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Cláudia Maria Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-22T10:27:25Z-
dc.date.available2019-10-22T10:27:25Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26835-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo o estudo do processo de tratamento de peças não conformes provenientes do fornecedor, numa fábrica que atua no ramo automóvel, a Renault Cacia. Nesse sentido, foi feita uma análise inicial ao processo que permitiu a identificação de vários problemas. Para melhorar essas situações, dividiu-se o processo em dois subprocessos e foi definido um plano de ações para cada um deles com recurso a ferramentas e metodologias como o Diagrama de Pareto e a metodologia 5S. O caso A é relativo à zona de triagem para a qual tinha sido construído um novo edifício, tendo sido sugerida a criação de um novo layout com novas regras de funcionamento e de segurança. O caso B é referente à zona de devoluções para a qual foi, também, desenvolvido um layout, regras de funcionamento e de segurança e um programa para seguimento e gestão das devoluções. Pode concluir-se que os resultados alcançados neste projeto foram positivos para a empresa, uma vez que contribuíram para a melhoria do processo de tratamento de peças não conformes provenientes dos fornecedores na Renault Cacia.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of the present work is to study the process of treatment of non-compliant parts from the supplier, in a factory that works in automotive industry, Renault Cacia. To accomplish that, an initial analyze to the process was done which allowed to identify some problems. To improve these situations, process was divided in two subprocesses and an actions plan was defined to each case using tools and methodologies like Pareto Chart and 5S methodology. Case A is related to the sorting area for which a new building had been constructed and it was suggested to create a new layout with new rules of operation and safety. Case B refers to the return area for which a layout, operating and safety rules and a program for tracking and managing returns have also been developed. It can be concluded that the results achieved in this project were positive for the company, since they contributed to the improvement of the process of treatment of non-compliant parts from the suppliers in the Renault Cacia.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectFornecedorpt_PT
dc.subjectTriagempt_PT
dc.subjectDevoluçãopt_PT
dc.subjectLayoutpt_PT
dc.titleEstudo do processo de tratamento de peças não conformes provenientes do fornecedor numa empresa do ramo automóvelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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