Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26744
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dc.contributor.advisorShao Xiao Lingpt_PT
dc.contributor.authorMartins, Gustavo José dos Santospt_PT
dc.date.accessioned2019-10-15T09:26:49Z-
dc.date.available2019-10-15T09:26:49Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26744-
dc.description.abstractA presente dissertação reflete um projeto de investigação que esteve permanentemente interligado com os objetivos da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Foi abordada a temática da leitura à primeira vista, que é uma habilidade fundamental e requerida por todos os músicos. Neste sentido, o presente trabalho visa averiguar se, mediante a prática deliberada da leitura à primeira vista, existe uma melhoria desta habilidade ao nível da descodificação dos elementos básicos de uma partitura e consequente ação motora. Durante o ano letivo de 2017/2018, foi realizado um conjunto de sessões de instrução junto de três alunos inseridos na classe de piano da professora Klara Dolynay da Escola de Música São Teotónio. As ferramentas de obtenção de dados envolveram dois momentos performativos, registados em formato audiovisual, e dois questionários. A avaliação do registo audiovisual foi feita por três professores avaliadores, através de uma ficha de avaliação idealizada para o efeito. Concluiu-se que os alunos participantes obtiveram melhores resultados em um teste de leitura à primeira vista, após serem submetidos a instrução específicapt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation reflects an investigation project which was permanently interconnected with the objectives of the academic discipline “Prática de Ensino Supervisionada” – “Supervised Teaching Practice”. The theme approached was sight reading in music, since it is in fact such an extremely important and fundamental skill for any musician. The aim of the present research project was therefore to determine whether the deliberate practice of sight reading can lead to the improvement in this skill in terms of decoding the basic elements of a score, as well as its consequent motor action levels. During the school year of 2017/2018, a set of instructional sessions was accomplished involving three students chosen among those belonging to Klara Dolynay’s piano class, teacher at “Escola de Música S.Teotónio”. The gathered data tools involved two performance moments which were both recorded in audiovisual support, as well as two surveys. The evaluation process was conducted by three teachers through an evaluation form with that purpose in mind. It was possible to reach the conclusion that the participating students have indeed achieved better results in a sight-reading test after they were given specific instructionpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectLeitura à primeira vistapt_PT
dc.subjectDescodificaçãopt_PT
dc.subjectPrática deliberadapt_PT
dc.subjectInstruçãopt_PT
dc.titleLeitura à primeira vista ao piano: contributos da prática deliberada na descodificação e ação motorapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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