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http://hdl.handle.net/10773/26744
Título: | Leitura à primeira vista ao piano: contributos da prática deliberada na descodificação e ação motora |
Autor: | Martins, Gustavo José dos Santos |
Orientador: | Shao Xiao Ling |
Palavras-chave: | Música Leitura à primeira vista Descodificação Prática deliberada Instrução |
Data de Defesa: | 31-Out-2018 |
Resumo: | A presente dissertação reflete um projeto de investigação que esteve
permanentemente interligado com os objetivos da disciplina de Prática de
Ensino Supervisionada. Foi abordada a temática da leitura à primeira vista,
que é uma habilidade fundamental e requerida por todos os músicos. Neste
sentido, o presente trabalho visa averiguar se, mediante a prática deliberada
da leitura à primeira vista, existe uma melhoria desta habilidade ao nível da
descodificação dos elementos básicos de uma partitura e consequente ação
motora. Durante o ano letivo de 2017/2018, foi realizado um conjunto de
sessões de instrução junto de três alunos inseridos na classe de piano da
professora Klara Dolynay da Escola de Música São Teotónio. As
ferramentas de obtenção de dados envolveram dois momentos
performativos, registados em formato audiovisual, e dois questionários. A
avaliação do registo audiovisual foi feita por três professores avaliadores,
através de uma ficha de avaliação idealizada para o efeito. Concluiu-se que
os alunos participantes obtiveram melhores resultados em um teste de
leitura à primeira vista, após serem submetidos a instrução específica The present dissertation reflects an investigation project which was permanently interconnected with the objectives of the academic discipline “Prática de Ensino Supervisionada” – “Supervised Teaching Practice”. The theme approached was sight reading in music, since it is in fact such an extremely important and fundamental skill for any musician. The aim of the present research project was therefore to determine whether the deliberate practice of sight reading can lead to the improvement in this skill in terms of decoding the basic elements of a score, as well as its consequent motor action levels. During the school year of 2017/2018, a set of instructional sessions was accomplished involving three students chosen among those belonging to Klara Dolynay’s piano class, teacher at “Escola de Música S.Teotónio”. The gathered data tools involved two performance moments which were both recorded in audiovisual support, as well as two surveys. The evaluation process was conducted by three teachers through an evaluation form with that purpose in mind. It was possible to reach the conclusion that the participating students have indeed achieved better results in a sight-reading test after they were given specific instruction |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26744 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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