Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.contributor.authorMesquita, Lucianapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-11T10:55:40Z-
dc.date.available2019-10-11T10:55:40Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26728-
dc.description.abstractEste estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.pt_PT
dc.description.abstractThis paper analyzes the way in which the representations on global education of future early years and primary school teachers are reflected in the promotion and analysis of teaching/learning situations in Portuguese language education. Within a Course Unit of a Professional Teaching Master’s degree, seven lesson plans and their respective rationale were collected and analyzed. Such plans were oriented towards the development of oral and written communication skills in Portuguese from a global perspective. The results show that, in general, the participants recognized global education more as a theoretical framework rather than as goals, contents and activities to be developed in teaching/learning situations. Consequently, we recognize that it is necessary to include across teacher education curricula more activities based on the analysis and experimentation of concrete practices in which global education arises from curricular development in different areas, particularly in/on Portuguese language teaching.pt_PT
dc.description.abstractEste estudio examina cómo los futuros maestros de preescolar y pr imar ia reflejan sus representaciones de la educación global en la promoción y análisis de situaciones de enseñanza/aprendizaje en el campo de la educación en Lengua Portuguesa. Como parte de una asignatura de un Máster de Formación de Profesorado se recogieron y analizaron siete planes de clase y sus justificaciones teóricas orientados al desarrollo de habilidades en comunicación oral y escrita en portugués desde una perspectiva global. Los resultados apuntan que, en general, los futuros maestros reconocieron la educación global más como base de fundamentación teórica que propiamente como metas, contenidos y actividades a trabajar en situaciones de enseñanza-aprendizaje. A partir de esa observación, se reconoce la necesidad de desar rollar, transversalmente al cur rículo de formación docente, más dinámicas basadas en el análisis y experimentación de prácticas concretas en las que la educación global sea implementada a partir de diferentes áreas curriculares, particularmente en Lengua Portuguesa.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação globalpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectRepresentações docentespt_PT
dc.subjectPlanificações de ensinopt_PT
dc.subjectLíngua Portuguesapt_PT
dc.titleDesempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação globalpt_PT
dc.title.alternativeFuture teachers’ performance in the planning of Portuguese teaching/learning situations in the light of global educationpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage63pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage82pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10904pt_PT
dc.identifier.essn1647-3582pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
020.pdf269.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.