Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26639
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo e Sá, Maria Helena | pt_PT |
dc.contributor.author | Espinha, Ângela | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T10:55:28Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T10:55:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/26639 | - |
dc.description.abstract | O “diálogo intercultural” tem vindo a ser um conceito progressivamente integrado nos discursos educativos, sendo a Didática de Línguas uma das áreas que ele mais tem inspirado. Efetivamente, abordar as línguas implica, metonimicamente, abordar as culturas, e trabalhar, em contexto pedagógico, o diálogo entre línguas, é sempre trabalhar o diálogo entre sujeitos de universos culturais diversos e plurais. Neste texto, propomo-nos debruçar sobre estas questões no âmbito de uma das atuais correntes em Didática de Línguas, a intercompreensão (IC), a qual se foca na educação para a diversidade linguística e cultural e para o desenvolvimento da competência intercultural. Assim, neste estudo, apresentaremos uma proposta didática orientada para o desenvolvimento da IC entre alunos do ensino secundário de diferentes países de línguas românicas (LR), com recurso a uma plataforma de comunicação a distância, analisando a forma como os sujeitos manifestam a sua disponibilidade e vontade de entrarem em relação através do modo como “se comunicam” uns aos outros, do ponto de vista linguístico-cultural, nos espaços “perfis” e “fóruns de discussão” da plataforma. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.relation | SFRH/BD/103005/2014 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intercompreensão | pt_PT |
dc.subject | Diálogo intercultural | pt_PT |
dc.subject | Competência de comunicação intercultural | pt_PT |
dc.title | “Adios… che l’avventura cominci! :)”: a construção da imagem de si enquanto motor da relação intercultural | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 37 | pt_PT |
degois.publication.issue | 7 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 70 | pt_PT |
degois.publication.title | Investigar em Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/135/135 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2183-1793 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.