Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo e Sá, Maria Helenapt_PT
dc.contributor.authorEspinha, Ângelapt_PT
dc.date.accessioned2019-10-01T10:55:28Z-
dc.date.available2019-10-01T10:55:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26639-
dc.description.abstractO “diálogo intercultural” tem vindo a ser um conceito progressivamente integrado nos discursos educativos, sendo a Didática de Línguas uma das áreas que ele mais tem inspirado. Efetivamente, abordar as línguas implica, metonimicamente, abordar as culturas, e trabalhar, em contexto pedagógico, o diálogo entre línguas, é sempre trabalhar o diálogo entre sujeitos de universos culturais diversos e plurais. Neste texto, propomo-nos debruçar sobre estas questões no âmbito de uma das atuais correntes em Didática de Línguas, a intercompreensão (IC), a qual se foca na educação para a diversidade linguística e cultural e para o desenvolvimento da competência intercultural. Assim, neste estudo, apresentaremos uma proposta didática orientada para o desenvolvimento da IC entre alunos do ensino secundário de diferentes países de línguas românicas (LR), com recurso a uma plataforma de comunicação a distância, analisando a forma como os sujeitos manifestam a sua disponibilidade e vontade de entrarem em relação através do modo como “se comunicam” uns aos outros, do ponto de vista linguístico-cultural, nos espaços “perfis” e “fóruns de discussão” da plataforma.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.relationSFRH/BD/103005/2014pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntercompreensãopt_PT
dc.subjectDiálogo interculturalpt_PT
dc.subjectCompetência de comunicação interculturalpt_PT
dc.title“Adios… che l’avventura cominci! :)”: a construção da imagem de si enquanto motor da relação interculturalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage37pt_PT
degois.publication.issue7pt_PT
degois.publication.lastPage70pt_PT
degois.publication.titleInvestigar em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/135/135pt_PT
dc.identifier.essn2183-1793pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
003.pdf421.32 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.