Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26573
Title: O pensamento crítico: da teoria à prática na formação de professores
Author: Sousa, Ana Sofia
Franco, Amanda R.
Vieira, Rui Marques
Keywords: Pensamento crítico
Formação de professores
Práticas docentes
Issue Date: 2018
Publisher: Instituto Politécnico de Bragança
Abstract: As exigências da educação contemporânea apontam para a necessidade de os estudantes desenvolverem o seu pensamento crítico (PC), ao longo de todos os níveis de ensino, para melhor enfrentarem os desafios futuros. O PC é uma forma superior de pensamento, dirigida pela deliberação da tomada de decisão racional a respeito de ”como agir e no que acreditar”. Tal pressupõe o saber e o querer aplicar ”uma constelação de ferramentas intelectuais”, como capacidades de pensamento, disposições atitudinais, critérios de pensamento e conhecimentos, no dia a dia. Paradoxalmente, o PC não é ”natural”. Exige intuito, deliberação, esforço e prática, desenvolvendo-se no quadro de uma abordagem didático-pedagógica que promova intencional e explicitamente o PC.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26573
ISBN: 978-972-745-240-8
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10198/17373
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
07.pdf7.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.