Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26573
Title: | O pensamento crítico: da teoria à prática na formação de professores |
Author: | Sousa, Ana Sofia Franco, Amanda R. Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Pensamento crítico Formação de professores Práticas docentes |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Bragança |
Abstract: | As exigências da educação contemporânea apontam para a necessidade de os estudantes desenvolverem o seu pensamento crítico (PC), ao longo de todos os níveis de ensino, para melhor enfrentarem os desafios futuros. O PC é uma forma superior de pensamento, dirigida pela deliberação da tomada de decisão racional a respeito de ”como agir e no que acreditar”. Tal pressupõe o saber e o querer aplicar ”uma constelação de ferramentas intelectuais”, como capacidades de pensamento, disposições atitudinais, critérios de pensamento e conhecimentos, no dia a dia. Paradoxalmente, o PC não é ”natural”. Exige intuito, deliberação, esforço e prática, desenvolvendo-se no quadro de uma abordagem didático-pedagógica que promova intencional e explicitamente o PC. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26573 |
ISBN: | 978-972-745-240-8 |
Publisher Version: | http://hdl.handle.net/10198/17373 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.