Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26544
Title: | Didática da matemática na formação profissionalizante de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em Portugal (pós)Bolonha |
Author: | Cabrita, Isabel |
Keywords: | Didática da matemática Formação inicial Educadores de infância Professores dos anos iniciais de escolaridade |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
Abstract: | No respeito pelas várias exigências ditadas pelo Processo de Bolonha ao longo de quase duas décadas e pela legislação nacional, os cursos de formação de Educadores de Infância e de Professores dos anos iniciais de escolaridade em Portugal têm vindo a sofrer alterações sucessivas. Desde 2007, tal formação é de nível de mestrado (2º ciclo de Bolonha) e sucede uma licenciatura em educação básica (1º ciclo de Bolonha). No âmbito deste artigo, propomo-nos referir as condições de acesso à licenciatura e ao mestrado, os modelos de formação subjacentes a tais cursos e a matriz curricular de várias instituições do ensino superior. Num outro andamento, deter-nos-emos em programas curriculares da área da didática da matemática no que respeita, principalmente, às finalidades e objetivos que perseguem, aos conteúdos programáticos selecionados, às orientações metodológicas privilegiadas, à avaliação das aprendizagens praticada. Finalmente, discuto a mais recente legislação e as alterações que provocou ao nível dos respetivos cursos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26544 |
ISBN: | 978-84-945722-3-4 |
Publisher Version: | http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB601-700.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.