Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26542
Title: O que pode falhar? Reflexão sobre as dificuldades de alunos do ensino secundário no relatório tipo ‘V de Gowin’ para a melhoria da formação inicial de professores
Author: Lopes, Betina da Silva
Abrantes, Isabel
Magalhães, Paulo
Baptista, Ana Vitória
Watts, Mike
Keywords: Educação em Ciências
Ensino Secundário
Formação de Professores
Questionamento
Relatório tipo “V de Gowin”
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abstract: O presente estudo de caso discute o valor didático dos relatórios “V de Gowin”, partindo das dificuldades que um grupo de alunos teve na sua elaboração após a realização de uma atividade que envolveu a "extração de DNA”. A atividade realizou-se numa aula prática de Biologia do 11.º ano ministrada por duas professoras estagiárias. A discussão baseia-se na análise qualitativa de 20 relatórios individuais e de uma entrevista de grupo com sete alunos. Um dos obstáculos à realização de aprendizagens significativas foi a dificuldade em formular as questões-problema. Por fim, exploram-se as implicações destes resultados na formação inicial de professores.
El presente estudio de caso discute el valor didáctico de los informes "V de Gowin", partiendo de las dificultades que un grupo de alumnos tuvo en su elaboración tras la realización de la actividad "extracción de ADN” en una clase de Biología del 11º año impartida por dos profesoras en prácticas. La discusión se basa en el análisis cualitativo de 20 informes individuales y de una entrevista de grupo. Uno de los obstáculos a la realización de aprendizajes significativos fue la dificultad en formular las cuestiones-problema. Se exploran las implicaciones de estos resultados en la formación inicial de profesores.
The present case study is focused on exploring the didactic value of “heuristic V reports” by investigating students’ difficulties that emerged during a practical laboratory activity (“DNA extraction”). This activity involved the construction of students’ individual heuristic V reports in the context of 11th grade biology classes taught by two pre-service teachers. Qualitative analysis of 20 individual reports and one semi-structured group interview, involving seven students, was undertaken. Results indicate that one main barrier towards meaningful learning is related to students’ difficulties in formulating the research questions. Finally, implications of these results on initial teacher training are explored.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26542
Publisher Version: http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2018/12/VPCT2018-Atas-ISBN_2018_12_18_final.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
09.pdf26.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.