Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26531
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dc.contributor.authorNogueira, Arletept_PT
dc.contributor.authorCosta, Jorge Adelinopt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Manuelapt_PT
dc.date.accessioned2019-09-13T14:40:00Z-
dc.date.available2019-09-13T14:40:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-704-354-3pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26531-
dc.description.abstractEm Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, sendo assumida politicamente como um instrumento de definição de políticas educativas, de aprofundamento do sentido de responsabilidade dos agentes educativos e de melhoria da gestão do sistema educativo (na sua organização eficiente e na eficácia dos seus resultados). Em consequência, as escolas foram submetidas a processos de avaliação externa e, através dos mesmos, tendem a responsabilizar os seus atores pela qualidade de serviços prestados. Neste contexto, o presente estudo interroga as perceções de diretores de escolas sobre o papel da Inspeção na Avaliação Externas das Escolas, procurando-se identificar e analisar como estes atores percecionam, no terreno, o papel da Inspeção. Para tal, optou-se pela aplicação de um inquérito por questionário a uma população de 811 diretores de escolas, obtendo-se uma amostra de 111 (com idade média de 55 anos, sendo 59% do género masculino). Os resultados apontam no sentido de que a avaliação externa das escolas é um modelo valorizado pelos diretores de escolas, quer na perspetiva de confirmação das suas lideranças, quer enquanto alinhamento com os objetivos consignados na lei. Infere-se ainda que os diretores percecionam esta atividade como oportunidade de afirmação da figura do diretor, de acreditação da sua liderança, de exercício da sua autonomia, isto é, apropriam-se de um processo de mudança operado no sistema educativo produzindo-o no quotidiano das comunidades educativas que gerem.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherForum Português de Administração Educacionalpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspt_PT
dc.subjectInspeção da Educaçãopt_PT
dc.subjectDiretores de Escolaspt_PT
dc.titleO papel da inspeção na avaliação externa das escolas em Portugal: perceções de diretores de escolaspt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage14pt_PT
degois.publication.lastPage29pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titlePolítica e Gestão da Educação Ibero-Americana: Tendências e Desafios. Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpae.pt/wp/wp-content/uploads/2018/12/ATAS-VICongressoIbero-AmericanoPol%C3%ADticaAdministracaoEducacao.pdfpt_PT
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