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http://hdl.handle.net/10773/26531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Nogueira, Arlete | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Jorge Adelino | pt_PT |
dc.contributor.author | Gonçalves, Manuela | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T14:40:00Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T14:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-704-354-3 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/26531 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, sendo assumida politicamente como um instrumento de definição de políticas educativas, de aprofundamento do sentido de responsabilidade dos agentes educativos e de melhoria da gestão do sistema educativo (na sua organização eficiente e na eficácia dos seus resultados). Em consequência, as escolas foram submetidas a processos de avaliação externa e, através dos mesmos, tendem a responsabilizar os seus atores pela qualidade de serviços prestados. Neste contexto, o presente estudo interroga as perceções de diretores de escolas sobre o papel da Inspeção na Avaliação Externas das Escolas, procurando-se identificar e analisar como estes atores percecionam, no terreno, o papel da Inspeção. Para tal, optou-se pela aplicação de um inquérito por questionário a uma população de 811 diretores de escolas, obtendo-se uma amostra de 111 (com idade média de 55 anos, sendo 59% do género masculino). Os resultados apontam no sentido de que a avaliação externa das escolas é um modelo valorizado pelos diretores de escolas, quer na perspetiva de confirmação das suas lideranças, quer enquanto alinhamento com os objetivos consignados na lei. Infere-se ainda que os diretores percecionam esta atividade como oportunidade de afirmação da figura do diretor, de acreditação da sua liderança, de exercício da sua autonomia, isto é, apropriam-se de um processo de mudança operado no sistema educativo produzindo-o no quotidiano das comunidades educativas que gerem. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Forum Português de Administração Educacional | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação Externa das Escolas | pt_PT |
dc.subject | Inspeção da Educação | pt_PT |
dc.subject | Diretores de Escolas | pt_PT |
dc.title | O papel da inspeção na avaliação externa das escolas em Portugal: perceções de diretores de escolas | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 14 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 29 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: Tendências e Desafios. Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpae.pt/wp/wp-content/uploads/2018/12/ATAS-VICongressoIbero-AmericanoPol%C3%ADticaAdministracaoEducacao.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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