Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26481
Title: Formação inicial de professores para o ensino das ciências nos primeiros anos em Portugal
Author: Rodrigues, Ana V.
Martins, Isabel P.
Issue Date: 2018
Publisher: Edições Hipótese
Abstract: Formação e educação são temas interligados e recorrentes nas sociedades em todas as épocas, mas hoje, porventura mais do que no passado, se questiona quais as abordagens a seguir em contexto escolar, bem como as finalidades da educação, em tempos de acessibilidade direta à informação, praticamente em qualquer lugar do Planeta e a qualquer hora. Que escola precisamos hoje de ter e qual a formação de professores desejável para enfrentar os desafios de um tempo novo que se reflete não apenas no que consumimos, mas também na maneira como todos, desde muito cedo, nos posicionamos em termos de atitudes e valores? Pensar e decidir qual a formação de professores mais adequada foi evoluindo ao longo dos tempos, quer quanto ao grau académico que conferia profissionalização, quer quanto à duração dos cursos e suas componentes. Mas talvez o que mais distingue o pensamento e programas de formação de professores nas últimas décadas, dos tempos anteriores, é o conhecimento alcançado, através da investigação teórica e empírica, sobre modelos e práticas de formação e, necessariamente, sobre educação nos seus diversos domínios.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/26481
ISBN: 978-85-60127-00-9
Publisher Version: https://drive.google.com/file/d/1mvcTwFeXtyVmhZk_MKM72ziuBobA0KB2/view
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11.pdf703 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.