Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25935
Title: O pedal multiefeitos zoom G2.1Nu na performance e repertório de flauta
Author: Santos, Ezequiel Gomes dos
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Pedal Multiefeitos
Timbre da Flauta
Sonoridade
Pedaleira Zoom G2.1Nu
Performance de Flauta sob pedal
Defense Date: 2018
Abstract: O presente trabalho resulta de um esforço para identificar e relatar as ocorrências e as consequências da utilização de pedal multiefeitos na flauta transversal, propondo a construção da performance do jazz “Bluesette” de Toots Thielemans aplicando o recurso do pedal de guitarra Zoom G2.1Nu. O objetivo geral desta investigação é explorar os benefícios e as dificuldades de introduzir pedais multiefeitos em performance de flauta para obter a otimização da aplicação deste periódico tecnológico na criação de timbres e recursos sonoros na proposta de performance técnico-interpretativa. Assim também, este estudo visa alargar as possibilidades no campo da música eletroacústica, partindo da hipótese de utilização do pedal na flauta como ferramenta para a criação de novas sonoridades. Na primeira parte é apresentado o enquadramento teórico e metodológico ao tema, bem como a revisão da literatura, problemática, enquadramento teórico, objetivos e metodologia. A segunda parte descreve os experimentos da implementação do pedal Zoom G2.1 Nu na flauta, bem como todos os recursos disponíveis no equipamento. Na terceira parte, é dedicado às análises dos experimentos, catalogação dos resultados obtidos e reflexão da interação de equipamento e performer. A quarta e última parte traz a aplicação dos conceitos na proposta de performance do jazz “Bluesette”, como amostra da concepção de uma nova sonoridade na performance de flauta transversal. Percebemos que através do desenvolvimento da tecnologia de áudio, a difusão do uso de equipamentos multiefeitos em instrumentos tradicionais, e pontualmente o uso de pedal multiefeitos possibilitou a criação de novos timbres e a manipulação de recursos sonoros físicos por meio de simulações físicas que proporcionou uma compreensão da sonoridade a um nível “digital”, contribuindo no campo criativo na performance por meio de paletas de sensações e coloridos que em determinados contextos físicos naturais poderiam não existir.
This work results from an effort to identify and report the occurrences and consequences of the use of pedal multi effects in the modem Boehm, proposing the construction of the jazz performance "Bluesette" of Toots Thielemans applying the feature of the G2.1Nu Zoom guitar pedal. The general objective of this research is to explore the benefits and difficulties of introducing multi-effects pedals in flute performance to obtain optimization of the application of this technological periodical in the creation of sound and sound resources in the proposal of technical-interpretative performance. Also, this study aims to extend the concept of sonority in the field of electroacoustic music, starting from the hypothesis of using the pedal in the flute as a tool for the creation of new sonorities. In the first part is presented the theoretical and methodological framework to the subject, as well as the literature review, problematic, theoretical framework, objectives and methodology. The second part describes the experiments of implementing the Zoom G2.1 Nu pedal on the flute, as well as all the features available on the equipment. In the third part, it is dedicated to the analyzes of the experiments, cataloging of the obtained results and reflection of the interaction between of equipment and performer. The fourth and final part presents the application of the concepts in the jazz performance proposal "Bluesette", as a sample of the conception of a new sound in the modern flute performance. We noticed that the development of audio technology, the diffusion of the use of multi-effects equipment in traditional instruments, and the use of multi-effects pedal, allowed the creation of new sounds and the manipulation of physical sound resources through physical simulations that provided an understanding of the sonority to a "digital" level, contributing in the creative field in the performance through palettes of sensations and colorful that in certain physical contexts could not exist.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25935
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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