Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25853
Title: A prática pedagógica no 1º ciclo do ensino básico e educação pré-escolar: uma experiência de observação e reflexão
Author: Martins, Joana Maria Rodrigues
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Transições escolares
Adaptação
Continuidade
1.º CEB
EPE
Observação
Issue Date: 21-Dec-2018
Abstract: Este relatório de estágio descreve o percurso desenvolvido ao longo de um ano letivo num contexto de 1.º ano de escolaridade e num contexto de educação pré-escolar. Considerando que um professor/educador deve conceber e desenvolver o currículo tendo por base um trabalho de observação, análise e reflexão sobre o ambiente educativo, a experiência das crianças e as atividades realizadas, ao longo do estágio a nossa intervenção foi apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). Por outro lado, perceber de que forma a transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) é vivida pelas crianças foi um dos objetivos que norteou a nossa prática pedagógica, quer no contexto do 1.º CEB, junto de uma turma do 1.º ano, quer no contexto de jardim-de-infância, atendendo, sobretudo, às experiências e expectativas das crianças de cinco anos que, no ano seguinte, transitavam para o 1.º CEB. Percebemos que os níveis de implicação e bem-estar das crianças se podem alterar atuando ao nível de aspetos como qualidade do clima relacional entre crianças e adultos, qualidade e diversidade de atividades em oferta
The present dissertation describes our journey over the course of a school year with a first year and a Preschool class. Considering that the teacher/educator must plan and develop the curriculum based on the observation, analysis and reflection about the educational environment, the children’s experiences and the activities performed, our teaching practice was supported by on the Process-Oriented Child Monitoring System (POMS). Additionally, one of the goals that guided our teaching practice was to understand how the children experience the transition from Preschool to Primary School, not only analyzing a Primary School context, with a first year class, but also in a kindergarten, especially in view of all the experiences and expectations of those children transitioning to Primary School. We understand that the levels of involvement and well-being of children can change due to aspects like the relational climate, quality of interactions between children and with adults and the quality and diversity of activities on offer
URI: http://hdl.handle.net/10773/25853
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.