Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25633
Title: Oportunidades de viagens multidestino e competitividade dos destinos: o caso de San Salvador de Jujuy, na Argentina
Author: Pereira, Ana Sofia Apolónia Baeta
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Competitividade
Turismo
Viagens multidestino (VMD)
Imagem de destinos
Defense Date: 2017
Abstract: Apesar do aumento da pesquisa sobre a competitividade dos destinos, a relevância que a capacidade para gerar viagens multidestinos (VMD) desempenha, neste âmbito, não foi ainda adequadamente investigada. No sentido de colmatar esta fraqueza, esta dissertação tem como objetivo principal analisar a influência das potencialidades para gerar VMD na competitividade dos destinos. Pretendeu-se, concretamente, determinar se a capacidade de gerar VMD pode ser considerada como um determinante da competitividade dos destinos. Um outro objetivo foi analisar a capacidade de a cidade de San Salvador de Jujuy (na Argentina) gerar VMD. No sentido de alcançar os objetivos propostos, realizou-se, primeiramente, uma revisão de literatura sobre competitividade, imagem de destinos urbanos e VMD. Posteriormente realizou-se um estudo empírico que teve como instrumento principal um inquérito por questionário a visitantes da cidade de San Salvador de Jujuy (n=537). Os resultados do estudo revelaram que, em alguns aspetos, San Salvador de Jujuy possui potencialidades para gerar VMD, embora não consiga ter um posicionamento competitivo relativamente à região de Jujuy em nenhum aspeto relacionado com a capacidade para gerar estas viagens e só consiga ter um posicionamento competitivo relativamente a outra cidade argentina - Salta - num destes aspetos. Os resultados do estudo empírico indicam ainda que há uma relação positiva entre a capacidade de gerar VMD, a satisfação global do visitante e a lealdade ao destino. Estes resultados revelam a importância da capacidade de gerar VMD para aumentar a competitividade dos destinos.
Despite the increase of research on destination competitiveness, the relevance that the capacity to generate muitidestination trips (MDT) has in this area, has not yet been properly investigated. To overcome this weakness, this dissertation has as main objective to analyse the influence of the potentialities to generate MDT on the competitiveness of the destinations. Specifically, the aim was to determine if the capacity to generate MDT can be considered as a determinant of the competitiveness of the destinations. Another objective was to analyse the ability of the city of San Salvador de Jujuy (in Argentina) to generate MDT. To reach the proposed objectives, first, a literature review on competitiveness, image of urban destinations and MDT was carried out. Subsequently, was carried out an empirical study in which the main instrument was a questionnaire survey to visitors from the city of San Salvador de Jujuy (n = 537). The results of the study revealed that, in some aspects, San Salvador de Jujuy has the capacity to generate MDT, although it isn't able to have a competitive position in relation to the region of Jujuy in any aspect related to the capacity to generate these trips and it only is able to have a competitive position in relation to another Argentine city - Salta - in one of these aspects. The results of the empirical study also indicate that there is a positive relation between the ability to generate MDT, the overall satisfaction of the visitor and the loyalty to the destination. These results reveal the importance of the ability to generate MDT to increase the competitiveness of the destinations.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25633
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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