Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25430
Title: Educação para a cidadania global e projetos de intervenção na formação inicial de professores/educadores.
Author: Simões, Ana Raquel
Tomaz, Carlota
Keywords: Educação para a cidadania global
Formação de professores
Issue Date: Jun-2018
Publisher: Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
Abstract: Os programas de formação de professores têm que enfrentar “a world of supercomplexity” (Ling, 2017) em que vivemos e preparar futuros professores para desenvolver as competências dos alunos em/para um mundo globalizado. A educação para a cidadania global é uma das formas possíveis de enfrentar esse desafio, pois pretende desenvolver os conhecimentos, valores, atitudes e capacidades dos alunos para terem sucesso numa sociedade cada vez mais globalizada, com o objetivo de criar um mundo mais justo, pacífico e democrático. Este artigo apresenta um estudo, centrado num programa de formação de seis futuras educadoras/professoras, desenvolvido no terceiro e último ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Instituição de Ensino Superior Português. As estudantes desenvolveram dois projetos com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre a educação para a cidadania global, bem como apoiar o seu desenvolvimento profissional e pessoal, enquanto planificavam e implementavam, em grupo, projetos de intervenção em duas escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de dois relatórios de grupo (um no final de cada semestre) e duas reflexões individuais (uma por semestre). Os resultados deste estudo sugerem que as estudantes desenvolveram conhecimentos sobre educação para a cidadania global e suas metodologias, bem como capacidade para refletir sobre os efeitos dos projetos que desenvolveram nos seus alunos e em si próprias enquanto futuras educadoras/professoras. Ainda assim, consideraram difícil a operacionalização da educação para a cidadania global, nomeadamente devido a restrições curriculares e de tempo e à necessidade de desenvolver uma compreensão mais complexa dos diferentes papéis desempenhados pelos professores nas escolas. Estes resultados mostram a necessidade de proporcionar mais conhecimento e apoio aos futuros professores para os ajudar a integrar a educação para a cidadania global na sua identidade profissional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/25430
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10838/8975
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10838-32708-2-PB.pdf252.29 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.