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Title: Misturas betuminosas densas: influência da temperatura de fabrico na atividade de um contaminante argiloso
Author: Marques, Joel Duarte Laranjeira
Advisor: Benta, Agostinho
Keywords: Agregados
Agregados calcários
Materiais rodoviários
Fabrico de misturas betuminosas
Pavimentos rodoviários
Defense Date: 19-Dec-2018
Abstract: Nas últimas décadas, o aumento progressivo do volume de tráfego nas infraestruturas de transporte suscitou a necessidade de produzir materiais de elevada qualidade na utilização de técnicas de pavimentação que conduzissem a menores impactos ambientais e sociais. A utilização de temperaturas inferiores oferece vantagens tais como: um menor custo de produção, redução das emissões e odores e um menor consumo energético durante o processo de fabrico. Este trabalho teve como objetivos principais: estudar a influência das temperaturas de fabrico no desempenho das misturas betuminosas densas (MBD) e verificar o desempenho das misturas betuminosas perante a presença de um contaminante argiloso. Para tal, utilizaram-se agregados de calcário e foi usada uma argila, como contaminante, para produzir um tipo de mistura betuminosa designada como AC 20 reg 50/70 (MBD). Para a produção dos provetes betuminosos foram definidas três temperaturas de aquecimento dos agregados (110 ºC, 130 ºC e 170 ºC) e três diferentes percentagens de contaminante (0 %, 2 % e 3 %), sem recurso a qualquer tipo de aditivo. A percentagem de contaminante definida é referente à massa do pó de calcário existente na mistura. Esta substituição de contaminante por pó de calcário é feita para cada valor diferente da temperatura de aquecimento dos agregados. A produção dos provetes betuminosos foi conduzida através do método de Marshall para assim ser possível analisar o seu comportamento e caracterizar as propriedades relacionadas com o seu desempenho. Os resultados obtidos por Marshall afirmam que existiram problemas de controlo da temperatura de fabrico que podem ter encoberto possíveis efeitos que o contaminante poderia ter na mistura betuminosa
In the last decades, the progressive increase in the volume of traffic in transport infrastructures has raised the need to produce high quality materials in the use of paving techniques that lead to lower environmental and social impacts. The use of lower temperatures offers advantages such as lower production costs, reduction of emissions and odors and lower energy consumption during the manufacturing process. The main objectives of this work were: to study the influence of manufacturing temperatures on the performance of dense bituminous mixtures (MBD) and to verify the performance of bituminous mixtures in the presence of a clay contaminant. Thus, limestone aggregates were used and a clay, as a contaminant, was used to produce a type of bituminous mixture designated as AC 20 reg 50/70 (MBD). To produce bituminous samples, three heating temperatures (110ºC, 130ºC and 170ºC) and three different percentages of contaminants (0%, 2% and 3%) were defined, without using any type of additive. The percentage of contaminant defined is relative to the mass of limestone dust in the mixture. This replacement of contaminant by limestone dust is done for each value different from the heating temperature of the aggregates. The production of the bituminous samples was conducted using the Marshall method in order to be able to analyse their behaviour and to characterize the properties related to their performance. The results obtained by Marshall affirm that there were problems of control of the temperature of manufacture that may have covered possible effects that the contaminant could have in the bituminous mixture
URI: http://hdl.handle.net/10773/25374
Appears in Collections:DECivil - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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