Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25297
Title: | O contributo dos estudantes na concetualização de uma escola inteligente : o caso do agrupamento de escolas de Estarreja |
Author: | Ferreira, João Rafael Vieira Santos |
Advisor: | Mealha, Óscar |
Keywords: | Inteligência Escola inteligente Mediação tecnológica Motivação satisfação Ecossistemas de aprendizagem Inovação social |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | A introdução e expansão das Novas Tecnologias da Informação e
Comunicação, tem marcado, decisivamente, a forma como as sociedades se
relacionam. A sua incorporação nas escolas tem vindo a dotá-las de uma
camada de “inteligência”, nem sempre percebida. Neste estudo procurou-se
detetar fatores potenciadores e limitadores da inteligência nas organizações
escolares.
O enquadramento destes elementos parte de um questionário desenvolvido
pela ASLERD, disponibilizado online, que inquiriu alunos do terceiro ciclo do
ensino básico da Escola Secundária de Estarreja entre 2017 e 2018, sobre
necessidades, interesses e motivações pessoais relativamente à escola. A
categorização dos assuntos mais relevantes para os alunos em torno de seis
dimensões - necessidades básicas, segurança, capital social, socialização,
autorrealização e satisfação - permitiu identificar limitações motivacionais nas
relações entre elementos da comunidade, na alimentação e organização do
espaço.
Partindo deste conhecimento foi desenhado, em co-design, um protótipo de
mediação infocomunicacional de baixa fidelidade que incorporou algumas
soluções capazes de desbloquear essas limitações motivacionais que
impedem os alunos de atingir níveis elevados de satisfação com o
ecossistema escola. The introduction and expansion of the New Information and Communication Technologies has decisively marked the way in which societies relate. Their incorporation into schools has been endowed with a layer of "intelligence", not always perceived. In this research, we tried to detect intelligence enhancing and limiting factors in schools. The framing of these elements is based on an online questionnaire developed by ASLERD, which inquired about middle schools students' needs, interests and personal motivations regarding school at Estarreja High School, between 2017 and 2018. The categorization of the most relevant subjects for students around six dimensions - basic needs, safety, social capital, socialization, selffulfillment and satisfaction - allowed to identify motivational limitations in the relationships between community members, in food and space organization. Based on this knowledge, a low fidelity infocommunication mediating prototype was designed in co-design, incorporating some solutions capable of unlocking these motivational limitations that prevent students from achieving high levels of satisfaction with the school ecosystem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25297 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
João Rafael Vieira Santos Ferreira.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.