Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMealha, Óscarpt_PT
dc.contributor.authorFerreira, João Rafael Vieira Santospt_PT
dc.date.accessioned2019-02-12T16:43:24Z-
dc.date.available2019-02-12T16:43:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25297-
dc.description.abstractA introdução e expansão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, tem marcado, decisivamente, a forma como as sociedades se relacionam. A sua incorporação nas escolas tem vindo a dotá-las de uma camada de “inteligência”, nem sempre percebida. Neste estudo procurou-se detetar fatores potenciadores e limitadores da inteligência nas organizações escolares. O enquadramento destes elementos parte de um questionário desenvolvido pela ASLERD, disponibilizado online, que inquiriu alunos do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Secundária de Estarreja entre 2017 e 2018, sobre necessidades, interesses e motivações pessoais relativamente à escola. A categorização dos assuntos mais relevantes para os alunos em torno de seis dimensões - necessidades básicas, segurança, capital social, socialização, autorrealização e satisfação - permitiu identificar limitações motivacionais nas relações entre elementos da comunidade, na alimentação e organização do espaço. Partindo deste conhecimento foi desenhado, em co-design, um protótipo de mediação infocomunicacional de baixa fidelidade que incorporou algumas soluções capazes de desbloquear essas limitações motivacionais que impedem os alunos de atingir níveis elevados de satisfação com o ecossistema escola.pt_PT
dc.description.abstractThe introduction and expansion of the New Information and Communication Technologies has decisively marked the way in which societies relate. Their incorporation into schools has been endowed with a layer of "intelligence", not always perceived. In this research, we tried to detect intelligence enhancing and limiting factors in schools. The framing of these elements is based on an online questionnaire developed by ASLERD, which inquired about middle schools students' needs, interests and personal motivations regarding school at Estarreja High School, between 2017 and 2018. The categorization of the most relevant subjects for students around six dimensions - basic needs, safety, social capital, socialization, selffulfillment and satisfaction - allowed to identify motivational limitations in the relationships between community members, in food and space organization. Based on this knowledge, a low fidelity infocommunication mediating prototype was designed in co-design, incorporating some solutions capable of unlocking these motivational limitations that prevent students from achieving high levels of satisfaction with the school ecosystem.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectEscola inteligentept_PT
dc.subjectMediação tecnológicapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectsatisfaçãopt_PT
dc.subjectEcossistemas de aprendizagempt_PT
dc.subjectInovação socialpt_PT
dc.titleO contributo dos estudantes na concetualização de uma escola inteligente : o caso do agrupamento de escolas de Estarrejapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202241017-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Rafael Vieira Santos Ferreira.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.