Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Salgadopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Catarinapt_PT
dc.contributor.authorHenriques, Sónia Raquel Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2019-02-05T14:27:29Z-
dc.date.available2019-02-05T14:27:29Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25220-
dc.description.abstractO presente documento expõe a descrição detalhada de todo o processo envolvente à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na instituição de acolhimento Conservatório de Música da Bairrada, e apresenta ainda a componente de investigação. Esta investigação teve como objetivo estudar quais os métodos de iniciação de Flauta Transversal mais utlizados em Portugal, analisando e refletindo sobre as diferentes abordagens ao registo de alturas. Neste sentido foram realizadas entrevistas e questionários a docentes de Flauta Transversal em Portugal, de forma a compreender e analisar as diferentes perspetivas quanto às metodologias adotadas na iniciação à aprendizagem. Os resultados obtidos não são conclusivos de forma a podermos afirmar que as abordagens aplicadas pelos docentes sejam o melhor para os discentes, dadas as dimensões e limitações do estudo. Contudo, mantém-se a pretensão de dar um contributo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área da pedagogia do instrumento.pt_PT
dc.description.abstractThis document presents a detailed description of the whole process involved in the Supervised Teaching Practice developed at the Bairrada Conservatory of Music (host institution), and also presents the required research work. The aim of this research was to study the most used modern flute initiation methods in Portugal, analyzing and reflecting on the different approaches to pitch and registers. In this sense, interviews and questionnaires were carried out to Flute teachers in Portugal, in order to understand and analyze the different perspectives regarding the methodologies adopted in the initiation to this instrument. The results obtained were not conclusive to the point that we can affirm that the approaches applied by the teachers are the best for the students, given the dimensions and limitations of the study. However, the pretension of contributing to the development of scientific knowledge in this area of instrument pedagogy remains.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFlauta transversalpt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectRegisto de alturas e métodospt_PT
dc.titleQuais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal?: análise e reflexãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240487-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf19.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.