Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25220
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Correia, Jorge Salgado | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Catarina | pt_PT |
dc.contributor.author | Henriques, Sónia Raquel Ferreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T14:27:29Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T14:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/25220 | - |
dc.description.abstract | O presente documento expõe a descrição detalhada de todo o processo envolvente à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na instituição de acolhimento Conservatório de Música da Bairrada, e apresenta ainda a componente de investigação. Esta investigação teve como objetivo estudar quais os métodos de iniciação de Flauta Transversal mais utlizados em Portugal, analisando e refletindo sobre as diferentes abordagens ao registo de alturas. Neste sentido foram realizadas entrevistas e questionários a docentes de Flauta Transversal em Portugal, de forma a compreender e analisar as diferentes perspetivas quanto às metodologias adotadas na iniciação à aprendizagem. Os resultados obtidos não são conclusivos de forma a podermos afirmar que as abordagens aplicadas pelos docentes sejam o melhor para os discentes, dadas as dimensões e limitações do estudo. Contudo, mantém-se a pretensão de dar um contributo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área da pedagogia do instrumento. | pt_PT |
dc.description.abstract | This document presents a detailed description of the whole process involved in the Supervised Teaching Practice developed at the Bairrada Conservatory of Music (host institution), and also presents the required research work. The aim of this research was to study the most used modern flute initiation methods in Portugal, analyzing and reflecting on the different approaches to pitch and registers. In this sense, interviews and questionnaires were carried out to Flute teachers in Portugal, in order to understand and analyze the different perspectives regarding the methodologies adopted in the initiation to this instrument. The results obtained were not conclusive to the point that we can affirm that the approaches applied by the teachers are the best for the students, given the dimensions and limitations of the study. However, the pretension of contributing to the development of scientific knowledge in this area of instrument pedagogy remains. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Flauta transversal | pt_PT |
dc.subject | Iniciação | pt_PT |
dc.subject | Registo de alturas e métodos | pt_PT |
dc.title | Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal?: análise e reflexão | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202240487 | - |
dc.description.master | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 19.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.