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Title: Gestão da qualidade do ar em ambientes portuários
Author: Pires, Bruna Filipa Ferreira
Advisor: Monteiro, Alexandra
Coutinho, Miguel Sala
Keywords: Qualidade do ar
Ambiente Sonoro
Ambientes Portuários
Impacto
Poluentes Atmosféricos
Defense Date: 2018
Abstract: Diversos estudos demonstram que o transporte marítimo e o manuseamento de mercadorias afetam a qualidade do ar à escala local e regional e consequentemente a saúde dos trabalhadores e da população residente na envolvente dos Portos. A qualidade do ar em ambientes portuários é uma das principais prioridades ao nível da gestão ambiental, da União Europeia, e, por conseguinte, das autoridades portuárias, devido ao aumento significativo do transporte de mercadorias por via marítima. Neste âmbito, o presente relatório de estágio, realizado no Instituto de Ambiente e Desenvolvimento teve como objetivo o estudo do impacto da atividade portuária, nomeadamente o manuseamento de mercadorias, no ambiente sonoro e na qualidade do ar à escala local. Para tal, foram analisados dados monitorizados de poluentes atmosféricos, das variáveis meteorológicas e de ruído em dois casos de estudo: Porto de Leixões e Porto de Aveiro. Este estudo permitiu concluir que no Porto de Leixões, a concentração média diária de PM10 é cerca de 7 µg/m3 superior quando ocorre manuseamento de mercadorias a quando não ocorre esta movimentação, esta diferença não apresenta significado estatístico. Ainda foi possível concluir que cerca de 70% dos episódios de excedências do nível sonoro equivalente ocorreram em períodos sem movimentação de contentores, evidenciando a existência de uma fonte sonora exterior ao Porto de Leixões. Relativamente ao Porto de Aveiro verificou-se que a combustão residencial e o tráfego rodoviário são possivelmente as principais fontes de poluentes atmosféricos.
Several studies show that maritime transport and the handling of goods affect air quality on both local and regional scales, and consequently, the health of workers and resident population near Port areas. Air quality in ports is one of the top priorities of the European Union, and therefore, of port authorities, due to the significant increase seaborne trade. In this context, this development report carried out at the Institute of Environment and Development, aimed to study the impact of port activity, related to the handling of goods, on ambient noise and air quality, at local levels. For this, monitored data of atmospheric pollutants, meteorological and noise variables, were analysed in two case studies: Port of Leixões and Port of Aveiro. The conclusion of the study is that, for the Port of Leixões, the average daily concentration of PM10 is around 7 μg/m3 higher when handling of goods occurs, and when this movement does not occur, the difference does not present statistical significance. And it was possible to conclude that about 70% of the episodes of exceedances of the equivalent sound level occurred in periods without container movement, evidencing the existence of noise source outside the Port of Leixões. Regarding the Port of Aveiro, the analysis of the monitoring data suggests that residential combustion and road traffic are possibly the main sources of air pollutants.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24862
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