Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24582
Title: Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal
Other Titles: Science competitions using technology: a study of the behavior of the participating schools in the CNC in Portugal
Author: Silva, Alberto Oliveira da
Freitas, Adelaide
Oliveira, Maria Paula de Sousa
Silva, Alexandre Mota da
Keywords: Competições em ciência
Escolas
Ensino básico
Portugal
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: Neste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.
In this work we investigate the dynamics of 143 schools of the 3rd cycle of Basic Education in Portugal, regarding the preparation and participation in online science competitions on curricular contents of Mathematics, Portuguese, Physics and Chemistry and Geology. An exploratory factorial analysis of empirical data concerning the competitions in 2015 was carried out, to analyze the characteristics inherent to schools’ performance. Four latent factors describing the schools’ behavior were identified: Quantitative Training, Qualitative Training, Proficiency and Users, which allowed us to verify that: (i) participation in mathematics competition is predominant; (ii) schools participating in two or three competitions present different preparation dynamics; (iii) schools involved only in Mathematics and Physics and Chemistry competitions seem to adopt a more articulated and efficient pedagogical strategy. Although all schools develop a preparatory work before competitions, the strategies used seem to be related to the combination of distinct disciplinary groups participating in the competitions.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/24582
DOI: 10.1590/1516-731320180030009
ISSN: 1516-7313
Publisher Version: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677&lng=pt&nrm=iso
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