Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Alberto Oliveira dapt_PT
dc.contributor.authorFreitas, Adelaidept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Maria Paula de Sousapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Mota dapt_PT
dc.date.accessioned2018-11-07T15:07:56Z-
dc.date.available2018-11-07T15:07:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1516-7313pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/24582-
dc.description.abstractNeste trabalho investiga-se a dinâmica de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal, na preparação e participação em uma competição desenvolvida em ambiente computacional sobre conteúdos curriculares de Matemática, Português, Físico-Química e Geologia. Foi realizada uma análise fatorial exploratória de dados empíricos relativos às 143 escolas participantes nas competições realizadas em 2015, analisando-se as suas caraterísticas de atuação. Foram identificados quatro fatores latentes descrevendo o comportamento das escolas: Treino quantitativo, Treino qualitativo, Prestação e Utilizadores, constatando-se que: (i) a participação na competição de Matemática é predominante; (ii) escolas participantes em duas ou três competições apresentam diferentes dinâmicas de preparação; (iii) escolas que participam apenas em Matemática e Físico-Química parecem adotar estratégias pedagógicas mais articuladas e eficientes. Reconhece-se que, embora as escolas participantes desenvolvam trabalhos de preparação, existe uma tendência para as escolas apresentarem estratégias distintas de atuação consoante a combinação de grupos disciplinares presentes nas competições oficiais.pt_PT
dc.description.abstractIn this work we investigate the dynamics of 143 schools of the 3rd cycle of Basic Education in Portugal, regarding the preparation and participation in online science competitions on curricular contents of Mathematics, Portuguese, Physics and Chemistry and Geology. An exploratory factorial analysis of empirical data concerning the competitions in 2015 was carried out, to analyze the characteristics inherent to schools’ performance. Four latent factors describing the schools’ behavior were identified: Quantitative Training, Qualitative Training, Proficiency and Users, which allowed us to verify that: (i) participation in mathematics competition is predominant; (ii) schools participating in two or three competitions present different preparation dynamics; (iii) schools involved only in Mathematics and Physics and Chemistry competitions seem to adopt a more articulated and efficient pedagogical strategy. Although all schools develop a preparatory work before competitions, the strategies used seem to be related to the combination of distinct disciplinary groups participating in the competitions.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho subsidiado por fundos portugueses através do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), dentro do projeto UID/MAT/04106/2013.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147206/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetições em ciênciapt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleCompetições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeScience competitions using technology: a study of the behavior of the participating schools in the CNC in Portugalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage677pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage693pt_PT
degois.publication.titleCiência & Educação (Bauru)pt_PT
degois.publication.volume24pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300677&lng=pt&nrm=isopt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320180030009pt_PT
dc.identifier.essn1980-850Xpt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Artigos
DMat - Artigos
PSG - Artigos



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.