Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24519
Title: Melhoria do fluxo logístico de expedição de mercadorias
Author: Mota, Maria Inês Coutinho
Advisor: Alvelos, Helena
Keywords: Logística
Armazém de Produto Acabado
Expedição
Desperdício
Organização
Layout
Defense Date: 19-Jul-2018
Abstract: O projeto apresentado foi elaborado na empresa “OLI-Sistemas Sanitários, S.A.”, decorreu no armazém de produto acabado e está diretamente relacionado com os processos de armazenamento e expedição. O objetivo principal consistiu em aprimorar o armazenamento de material e, consequentemente, o processo de carga de camiões. Este processo foi mapeado através do uso da notação BMPN (Business Process Model and Notation) de modo a caracterizar o estado inicial do mesmo e identificar os aspetos onde era possível intervir. Concluiu-se que era um processo problemático. Para identificar as causas principais do problema foi utilizado o diagrama de Ishikawa, uma ferramenta da qualidade, para possibilitar a eliminação das causas raiz do mesmo. De modo a atingir resultados foram propostas e aplicadas diversas ações de melhoria, aplicando metodologias Lean Thinking, nomeadamente a gestão visual e a metodologia 5S. As melhorias implementadas incluem a criação de localizações e a identificação do material com etiqueta própria. Como resultado, é visível uma melhor organização do armazém e, consequentemente, uma diminuição do tempo de carga de camiões, justificada pelo facto de o processo ser mais eficaz.
The presented project was conducted in the company “OLI-Sistemas Sanitários, S.A.”, and took place in the finished products warehouse. It is directly related with the storage and expedition processes. The main goal of this project was to improve the storage of material, and consequently, the process of loading trucks. This process was mapped through the notation BPMN (Business Process Model and Notation) to characterize its initial state and the aspects on which it was possible to act. It was concluded that it was a problematic process. In order to identify the main causes of the problem, the Ishikawa diagram was used, a quality tool, to enable the elimination of the root causes of the problem. To achieve results, various improvement actions were proposed and applied, using Lean Thinking methodologies, such as visual management and the 5S methodology. The implemented improvements include the creation of locations and the identification of the material with its own label. As a result, a better organization of the warehouse is visible, and consequently shorter times of truck loading, justified by the fact that the process is more efficient.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24519
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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