Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/24037
Title: A importância do branding para o sucesso das marcas no mercado
Author: Castro, Marco Miguel Freitas
Advisor: Gomes, Gonçalo João Ribeiro
Keywords: Marca
Estratégia
Branding
Identidade
Comunicação
Defense Date: 26-Oct-2017
Abstract: Este estudo faz uma reflexão sobre o conceito da gestão de marcas e o seu importante contributo para o sucesso das mesmas, assumindo-se como fundamentação teórica do projeto prático de implementação da marca desenvolvido para o Creative Science Park Aveiro Region. O Branding, ou gestão de marcas, é um tema cada vez mais recorrente na contemporaneidade. Contudo, por diversas vezes o conceito de branding é interpretado de forma errada, limitando-o apenas e exclusivamente ao desenvolvimento da identidade gráfica, menosprezando desta forma outras práticas de igual importância. A gestão de marcas é um desafio estratégico de elevada complexidade, cada vez mais utilizado pelas marcas como ferramenta para atingir a diferenciação, numa época em que a concorrência se torna cada vez mais acentuada. Estas práticas englobam diversos meios de ação cujo principal objetivo, entre tantos outros, é construir e preparar uma marca capaz de conquistar os mercados. Este estudo inicia-se com a contextualização da marca, através de uma breve análise ao seu percurso histórico e relevância económica e social no geral. Em seguida, como fundamentação teórica de suporte ao projeto, é abordada a questão do branding, analisando a repercussão que algumas das suas práticas estratégicas têm no sucesso das marcas. Após a análise do conteúdo teórico, é apresentado o trabalho prático desenvolvido para a marca Creative Science Park.
This study reflects on the concept of brand management and its important contribution to their success, assuming as theoretical foundation of the practical project of implementation of the brand developed for Creative Science Park Aveiro Region. Branding, or brand management, is an increasingly recurring theme at the present time. However, on several occasions the branding concept is misinterpreted, limiting it exclusively to the development of graphic identity, thus neglecting other practices of equal importance. Brand management is a highly complex strategic challenge, increasingly used by brands as a tool to achieve differentiation, at a time when competition is becoming more and more pronounced. These practices encompass several means of action whose main objective, among many others, is to build and prepare a brand capable of conquering the markets. This study begins with the contextualization of the brand, through a brief analysis of its history, and economic and social relevance in general. Next, as a theoretical support for the project, the branding issue is addressed, analyzing the repercussion that some of its strategic practices have on brand success. After analyzing the theoretical content, the practical work developed for the Creative Science Park brand is presented.
URI: http://hdl.handle.net/10773/24037
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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