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http://hdl.handle.net/10773/23919
Title: | Resolução de problemas na aprendizagem da Biologia: um estudo com alunos do 10º ano do ensino secundário |
Author: | Fradique, José Luís Chasqueira |
Advisor: | Oliveira, Maria Teresa Morais |
Keywords: | Ensino da biologia - Estudos de caso Ensino secundário Resolução de problemas Ensino da biologia |
Defense Date: | 2002 |
Abstract: | Os resultados de pesquisa em Didáctica das Ciências sugerem um consenso no
sentido de que a actividade docente, no que diz respeito a Resolução de
Problemas, deve ser repensada a fim de proporcionar uma participação maior do
aluno, desde a identificação do problema até à sua solução, enfatizando
processos que estimulem o uso dos conhecimentos conceptual e procedimental.
Assim sendo, o presente estudo tem como objectivos específicos: identificar as
concepções dos alunos relativamente ao conceito de problema; averiguar o
modo pelo qual os alunos costumam resolver problemas; identificar as
dificuldades dos alunos na Resolução de Problemas; avaliar as competências
adquiridas pelos alunos na Resolução de Problemas em Biologia depois da
implementação de uma sequência didáctica baseada em estratégias centradas
na Resolução de Problemas. Esta sequência didáctica foi planificada tendo em
conta o modelo IDEAL para a Resolução de Problemas.
A investigação subjacente a este estudo teve como base métodos
multimetodológicos com um paradigma dominante qualitativo, coexistindo com
métodos quantitativos, tendo decorrido com alunos do 1 O0 ano, na disciplina de
Técnicas Laboratoriais de Biologia (bloco I).
Os principais instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo foram:
questionários (administrados em duas Escolas Secundárias e aos alunos da
turma em estudo), fichas de trabalho, registos dos diálogos e registos de
observação do trabalho dos alunos.
Os alunos aprenderam estratégias cognitivas, o que Ihes permitiu obter, no fim
da investigação, um grau cada vez maior de autonomia e confiança na
Resolução de Problemas.
As estratégias de ensino centradas na Resolução de Problemas, concebidas
pelo investigador, valorizaram não só aprendizagens conceptuais mas também
processuais, tornando os alunos envolvidos melhores resolvedores de
problemas, desenvolvendo-lhes ainda capacidades e competências de
Resolução de Problemas. The results of research in Sciences Didactic suggest a consensus in the direction of that the teaching activity, in what it respects to the Problem Solving, must provide a bigger participation of the pupil, from the identification of the problem until its solution, emphasizing processes that stimulate the use of the conceptual and procedural knowiedge. Thus, the present investigation has as specific goals: identify the conceptions of pupils relatively to the definition of problem, inquire the way by which pupils solve problems, identify difficulties of pupils in problem solving, evaluate the abilities acquired by pupils in problem solving in Biology after the implementation of a didactic sequence based in strategies centered in problem solving. This didactic sequence was designed having in account the IDEAL model for problem solving. The underlying inquiry to this investigation had as base multimetodologic methods of qualitative and quantitative nature, with pupils of 1o thfo ml, in the subject Técnicas Laboratoriais de Biologia (bloco 1). The main instruments of retraction of data used in this investigation were: questionnaires (questionnaires managed in Wo High Schools and tests to the pupils of the class in question), worksheets, register of pupils' dialogues and observation registers. Pupils had learned cognitive strategies, that allowed them to obtain, in the end of the investigation, a degree each time higher of autonomy and confidente in problem solving. Strategies for teaching centered in problem solving, conceived by the investigator, had not oniy valued conceptual but also procedural learning, becoming the involved pupils better solvers of problems, developing to them capacities and abilities of problem solving. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23919 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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