Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Maria Teresa Moraispt_PT
dc.contributor.authorFradique, José Luís Chasqueirapt_PT
dc.date.accessioned2018-08-10T09:45:53Z-
dc.date.available2018-08-10T09:45:53Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23919-
dc.description.abstractOs resultados de pesquisa em Didáctica das Ciências sugerem um consenso no sentido de que a actividade docente, no que diz respeito a Resolução de Problemas, deve ser repensada a fim de proporcionar uma participação maior do aluno, desde a identificação do problema até à sua solução, enfatizando processos que estimulem o uso dos conhecimentos conceptual e procedimental. Assim sendo, o presente estudo tem como objectivos específicos: identificar as concepções dos alunos relativamente ao conceito de problema; averiguar o modo pelo qual os alunos costumam resolver problemas; identificar as dificuldades dos alunos na Resolução de Problemas; avaliar as competências adquiridas pelos alunos na Resolução de Problemas em Biologia depois da implementação de uma sequência didáctica baseada em estratégias centradas na Resolução de Problemas. Esta sequência didáctica foi planificada tendo em conta o modelo IDEAL para a Resolução de Problemas. A investigação subjacente a este estudo teve como base métodos multimetodológicos com um paradigma dominante qualitativo, coexistindo com métodos quantitativos, tendo decorrido com alunos do 1 O0 ano, na disciplina de Técnicas Laboratoriais de Biologia (bloco I). Os principais instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo foram: questionários (administrados em duas Escolas Secundárias e aos alunos da turma em estudo), fichas de trabalho, registos dos diálogos e registos de observação do trabalho dos alunos. Os alunos aprenderam estratégias cognitivas, o que Ihes permitiu obter, no fim da investigação, um grau cada vez maior de autonomia e confiança na Resolução de Problemas. As estratégias de ensino centradas na Resolução de Problemas, concebidas pelo investigador, valorizaram não só aprendizagens conceptuais mas também processuais, tornando os alunos envolvidos melhores resolvedores de problemas, desenvolvendo-lhes ainda capacidades e competências de Resolução de Problemas.pt_PT
dc.description.abstractThe results of research in Sciences Didactic suggest a consensus in the direction of that the teaching activity, in what it respects to the Problem Solving, must provide a bigger participation of the pupil, from the identification of the problem until its solution, emphasizing processes that stimulate the use of the conceptual and procedural knowiedge. Thus, the present investigation has as specific goals: identify the conceptions of pupils relatively to the definition of problem, inquire the way by which pupils solve problems, identify difficulties of pupils in problem solving, evaluate the abilities acquired by pupils in problem solving in Biology after the implementation of a didactic sequence based in strategies centered in problem solving. This didactic sequence was designed having in account the IDEAL model for problem solving. The underlying inquiry to this investigation had as base multimetodologic methods of qualitative and quantitative nature, with pupils of 1o thfo ml, in the subject Técnicas Laboratoriais de Biologia (bloco 1). The main instruments of retraction of data used in this investigation were: questionnaires (questionnaires managed in Wo High Schools and tests to the pupils of the class in question), worksheets, register of pupils' dialogues and observation registers. Pupils had learned cognitive strategies, that allowed them to obtain, in the end of the investigation, a degree each time higher of autonomy and confidente in problem solving. Strategies for teaching centered in problem solving, conceived by the investigator, had not oniy valued conceptual but also procedural learning, becoming the involved pupils better solvers of problems, developing to them capacities and abilities of problem solving.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da biologia - Estudos de casopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEnsino da biologiapt_PT
dc.titleResolução de problemas na aprendizagem da Biologia: um estudo com alunos do 10º ano do ensino secundáriopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf7.12 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.