Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23609
Title: Gestão do ambiente educativo e metodologia de trabalho de projeto: perspetivando o desenvolvimento da autonomia da criança
Author: Morais, Dora Maria da Silva Fernandes Lopes
Advisor: Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de
Keywords: Educação pré-escolar
Ambiente educativo
Autonomia (Psicologia) - Crianças
Desenvolvimento das crianças
Papel dos professores
Papel dos alunos
Trabalho de projeto - Autonomia
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório insere-se no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Aveiro, no decurso do ano letivo de 2016/2017 e pretende revelar o estudo e a intervenção pedagógica num contexto de educação de infância. O relatório subordinado ao tema “Gestão do ambiente educativo e metodologia de trabalho de projeto: Perspetivando o desenvolvimento da autonomia da criança.” integra várias partes que revelam o nosso percurso neste processo. Depois de apresentarmos a problemática do estudo e sua contextualização exploramos quer do ponto de vista político–legal, quer do ponto de vista teórico as questões que consideramos importantes para o desenvolvimento da autonomia da criança no seu processo de aprendizagem: a gestão do ambiente educativo e a utilização da metodologia de trabalho projeto. Posteriormente, apresentamos um estudo de natureza exploratória que realizámos num Jardim de infância com o objetivo de conhecer a perceção dos docentes sobre as questões em análise. Situamos o nosso estudo numa perspetiva qualitativa e nessa linha privilegiamos a entrevista como instrumento central para a recolha de dados e para a sua análise a técnica especifica de análise de conteúdo. Tendo em conta os objetivos definidos, apresentamos as conclusões do estudo fazendo uma leitura dos resultados à luz do quadro político-legal e do quadro teórico. Em termos gerais podemos afirmar que os atores entrevistados consideram a gestão do ambiente educativo e a utilização da metodologia de trabalho de projeto como mais– valias para o desenvolvimento da autonomia da criança na construção das suas aprendizagens. Por fim, apresentamos o nosso projeto de intervenção que é suportado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiada a metodologia de trabalho de projeto e a gestão participada das diferentes variáveis do ambiente educativo
This report is part of the professional internship of the Masters in Pre-primary and Primary Education of the University of Aveiro during the academic year 2016/2017 and intends to reveal the study and pedagogical intervention in a context of childhood education. The report on the theme "Management of the educational environment and work methodology of the project: Perspecting the development of the autonomy of the child." integrates several parts that reveal our course in this process. After presenting the problematic of the study and its contextualization we explore both from the political-legal point of view and from the theoretical point of view the issues that we consider important for the development of the autonomy of the child in their learning process: the management of the educational environment and the use of the project work methodology. Subsequently, we present an exploratory study that we conducted in a kindergarten with the objective of knowing the teachers' perception about the issues under analysis. We place our study in a qualitative perspective and in this line we privilege the interview as a central instrument for the collection of data and for its analysis the specific technique of content analysis. Taking into account the defined objectives, we present the conclusions of the study by reading the results in light of the political-legal framework and the theoretical framework. In general terms we can affirm that the interviewed actors consider the management of the educational environment and the use of the project work methodology as added value for the development of the autonomy of the child in the construction of their learning. Finally, we present our project of intervention that is supported by the theoretical approach that we privilege, by the current legal framework and by the empirical study carried out in the context of childhood education. The intervention project constitutes a global strategy of action where the methodology of project work and the participative management of the different variables of the educational environment is privileged.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23609
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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