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dc.contributor.advisorAzevedo, Graçapt
dc.contributor.advisorOliveira, Jonas da Silvapt
dc.contributor.authorSantos, Inês Rodrigues da Silvapt
dc.date.accessioned2018-04-26T08:39:34Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22977-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade - Auditoriapt
dc.description.abstractCom o passar dos anos, deparamo-nos cada vez mais com um aumento significativo nas práticas de divulgação de matérias ambientais. As empresas assumem um papel diário e interveniente nas boas práticas sociais e ambientais. Esta intervenção e preocupação deve-se em grande parte à manutenção da sua imagem e reputação. Sendo a Volkswagen AG uma empresa de grande dimensão e com uma grande reputação a manter, é interessante ver o seu comportamento face a situações que possam afetar a sua imagem e legitimidade. Assim, este estudo de caso assume como principal objetivo perceber e avaliar a reação da empresa face a um evento com impacto negativo a nível ambiental, que por consequência poderá afetar a sua reputação. Para o efeito procedeu-se à análise dos relatórios e contas, dos relatórios de sustentabilidade e alguns comunicados desde 2014 a 2016, utilizando o método de análise de conteúdo dado que o estudo se centra numa análise qualitativa de informações. Os resultados do estudo mostram que a empresa tem uma grande preocupação com a perceção externa da sociedade, e face ao incidente das emissões poluentes procurou minimizar os impactos assumindo a responsabilidade e aplicando medidas corretivas e de compensaçãopt
dc.description.abstractOver the years, we have been facing a significant increase in the disclosure of environmental matters. Companies play a daily and intervening role in the best social and environmental practices. This intervention and concern is mainly due to the maintenance of its image and reputation. Being Volkswagen AG a large company and with a great reputation to maintain, it is interesting to see its behaviour when facing situations that may affect its image and legitimacy. Therefore, this case study assumes as the main objective, to perceive and evaluate the company's reaction to an event with negative environmental impact, which may affect its reputation. To achieve this, we proceed to the analysis of the financial reports, the sustainability reports and some communications from 2014 to 2016, using the method of content analysis given that this study focuses on a qualitative analysis of information. The results of the study show that the company has a great concern with the external perception of the society and, in the face of the emissions crisis, sought to minimize its impacts by assuming the responsibility and applying corrective and compensatory measurespt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt
dc.subjectGestão de empresaspt
dc.subjectInformação financeirapt
dc.subjectTeoria da legitimidadept
dc.subjectDemonstrações financeiraspt
dc.subject.otherResponsabilidade social empresarialpt
dc.subject.otherTeoria da comunicação em situações de crisept
dc.subject.otherTeoria da legitimidadept
dc.titleDivulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagenpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2020-01-05-
dc.identifier.tid201944774-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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