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http://hdl.handle.net/10773/22977
Title: | Divulgação de matérias ambientais: impacto na informação financeira da Volkswagen |
Author: | Santos, Inês Rodrigues da Silva |
Advisor: | Azevedo, Graça Oliveira, Jonas da Silva |
Keywords: | Responsabilidade social das empresas Gestão de empresas Informação financeira Teoria da legitimidade Demonstrações financeiras |
Defense Date: | 5-Jan-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com o passar dos anos, deparamo-nos cada vez mais com um
aumento significativo nas práticas de divulgação de matérias
ambientais. As empresas assumem um papel diário e interveniente nas
boas práticas sociais e ambientais. Esta intervenção e preocupação
deve-se em grande parte à manutenção da sua imagem e reputação.
Sendo a Volkswagen AG uma empresa de grande dimensão e com
uma grande reputação a manter, é interessante ver o seu
comportamento face a situações que possam afetar a sua imagem e
legitimidade. Assim, este estudo de caso assume como principal
objetivo perceber e avaliar a reação da empresa face a um evento com
impacto negativo a nível ambiental, que por consequência poderá afetar
a sua reputação.
Para o efeito procedeu-se à análise dos relatórios e contas, dos
relatórios de sustentabilidade e alguns comunicados desde 2014 a
2016, utilizando o método de análise de conteúdo dado que o estudo se
centra numa análise qualitativa de informações.
Os resultados do estudo mostram que a empresa tem uma grande
preocupação com a perceção externa da sociedade, e face ao incidente
das emissões poluentes procurou minimizar os impactos assumindo a
responsabilidade e aplicando medidas corretivas e de compensação Over the years, we have been facing a significant increase in the disclosure of environmental matters. Companies play a daily and intervening role in the best social and environmental practices. This intervention and concern is mainly due to the maintenance of its image and reputation. Being Volkswagen AG a large company and with a great reputation to maintain, it is interesting to see its behaviour when facing situations that may affect its image and legitimacy. Therefore, this case study assumes as the main objective, to perceive and evaluate the company's reaction to an event with negative environmental impact, which may affect its reputation. To achieve this, we proceed to the analysis of the financial reports, the sustainability reports and some communications from 2014 to 2016, using the method of content analysis given that this study focuses on a qualitative analysis of information. The results of the study show that the company has a great concern with the external perception of the society and, in the face of the emissions crisis, sought to minimize its impacts by assuming the responsibility and applying corrective and compensatory measures |
Description: | Mestrado em Contabilidade - Auditoria |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22977 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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