Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22458
Title: Para uma herança cultural significante: uma intervenção do ponto de vista do design
Author: Gomes, Gonçalo João Ribeiro
Advisor: Branco, Vasco Afonso da Silva
Keywords: Web 2.0
História do design - Portugal
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Há muito que história do design, na procura da definição das suas fronteiras disciplinares, vem defendendo a inclusão dos usos e da relação das pessoas com os artefactos no âmbito no seu campo de estudos. Atualmente, o conjunto de recursos tecnológicos que revolucionaram a forma como comunicamos, e que têm na Web 2.0 a sua manifestação mais evidente, assumem-se como uma “montra” da nossa existência social e, nesse sentido, um importante repositório de conhecimento sobre a relação entre pessoas e entre estas e os objetos. Assumindo a memória como um fenómeno social coletivamente construído que se perpetua ao longo do tempo, torna-se importante investigar como esta conjuntura tecnológica tem contribuído para a produção, reprodução e materialização do saber das comunidades, ou seja, como tem contribuído para a formação e transmissão do conhecimento acumulado, para a memória social e, em última análise, para a história. Partindo da análise da realidade portuguesa, este trabalho procurou identificar e caracterizar as práticas patrimonializantes que se vieram a instituir através destes meios e como estas poderão transformar a participação empenhada dos públicos no elogio da sua memória em conhecimento pertinente para a construção de uma história do design multivocal e, por isso mesmo, mais significante.
Design history, in search for the definition of its disciplinary boundaries, has long been advocating the inclusion of the relationship between people and artefacts, and their uses, in the scope of its research field. Currently, the set of technological resources that have revolutionised the way we communicate, which the Web 2.0 is its most obvious manifestation, are assumed as a "showcase" of our social existence and, in this sense, an important repository of knowledge about the relationship between people and between people and objects. Assuming memory as a social phenomenon collectively constructed that perpetuates over time, it is important to explore how this technologic environment has contributed towards the production, reproduction and materialisation of knowledge in communities and how they contribute towards the formation and transmission of accumulated knowledge, social memory and, ultimately, towards history. Based on the analysis of the Portuguese reality, this study sought to identify and characterise the heritage practices that have come to be established through these means and how they can transform the full participation of the public in praise of its memory in relevant knowledge for a multivocal, and, therefore, more significant design history.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/22458
Appears in Collections:DECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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