Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/22458
Título: | Para uma herança cultural significante: uma intervenção do ponto de vista do design |
Autor: | Gomes, Gonçalo João Ribeiro |
Orientador: | Branco, Vasco Afonso da Silva |
Palavras-chave: | Web 2.0 História do design - Portugal |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Há muito que história do design, na procura da definição das suas fronteiras
disciplinares, vem defendendo a inclusão dos usos e da relação das pessoas
com os artefactos no âmbito no seu campo de estudos.
Atualmente, o conjunto de recursos tecnológicos que revolucionaram a forma
como comunicamos, e que têm na Web 2.0 a sua manifestação mais evidente,
assumem-se como uma “montra” da nossa existência social e, nesse sentido,
um importante repositório de conhecimento sobre a relação entre pessoas e
entre estas e os objetos.
Assumindo a memória como um fenómeno social coletivamente construído
que se perpetua ao longo do tempo, torna-se importante investigar como esta
conjuntura tecnológica tem contribuído para a produção, reprodução e
materialização do saber das comunidades, ou seja, como tem contribuído para
a formação e transmissão do conhecimento acumulado, para a memória social
e, em última análise, para a história.
Partindo da análise da realidade portuguesa, este trabalho procurou identificar
e caracterizar as práticas patrimonializantes que se vieram a instituir através
destes meios e como estas poderão transformar a participação empenhada
dos públicos no elogio da sua memória em conhecimento pertinente para a
construção de uma história do design multivocal e, por isso mesmo, mais
significante. Design history, in search for the definition of its disciplinary boundaries, has long been advocating the inclusion of the relationship between people and artefacts, and their uses, in the scope of its research field. Currently, the set of technological resources that have revolutionised the way we communicate, which the Web 2.0 is its most obvious manifestation, are assumed as a "showcase" of our social existence and, in this sense, an important repository of knowledge about the relationship between people and between people and objects. Assuming memory as a social phenomenon collectively constructed that perpetuates over time, it is important to explore how this technologic environment has contributed towards the production, reproduction and materialisation of knowledge in communities and how they contribute towards the formation and transmission of accumulated knowledge, social memory and, ultimately, towards history. Based on the analysis of the Portuguese reality, this study sought to identify and characterise the heritage practices that have come to be established through these means and how they can transform the full participation of the public in praise of its memory in relevant knowledge for a multivocal, and, therefore, more significant design history. |
Descrição: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22458 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
284283.pdf | 49.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.