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Title: Impacto do modelo Edulab nas estratégias de ensino implementadas num agrupamento de escolas
Author: Oliveira, Ana
Pombo, Lúcia
Keywords: Modelo EduLab
estratégias de ensino
impacto
inovação
Issue Date: Sep-2016
Publisher: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
Abstract: A investigação que se apresenta insere-se no projeto de doutoramento em Multimédia em Educação de uma das autoras, estando articulada com o projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), uma colaboração entre a Universidade de Aveiro, o consórcio E-Xample e o Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré, com vista à implementação do projeto EduLabs. Este projeto constitui uma iniciativa piloto a nível nacional que procura promover a inovação em educação. Para além do apetrechamento tecnológico de salas de aula, o modelo EduLab prevê a formação e o acompanhamento dos docentes, como forma de incentivo à implementação de estratégias de ensino inovadoras. Neste artigo pretende-se avaliar o impacto do modelo EduLab nas estratégias de ensino implementadas pelos docentes do Agrupamento de Escolas envolvido, no ano letivo 2014/2015. Com esse intuito, recolheram-se dados através de inquéritos por questionário aos docentes, grelhas de registo de aulas e relatórios reflexivos da oficina de formação, frequentada pelos docentes envolvidos. Verifica-se que a implementação do modelo EduLab conduziu a um aumento da frequência com que os docentes recorrem à utilização das tecnologias, tanto em contexto de sala de aula, como para a preparação das atividades. Essencialmente, a utilização das tecnologias na sala de aula está associada à resolução de propostas de trabalho, atividades de pesquisa e exposição de conteúdos pelo professor. Os docentes reconhecem potencialidades no uso das tecnologias, salientando o facto de permitirem a implementação de estratégias de ensino diversificadas e inovadoras. No entanto, os docentes apontam alguns obstáculos à utilização das tecnologias em contexto educativo, que podem tornar a implementação dessas estratégias menos frequente, nomeadamente, a inexistência ou mau funcionamento dos recursos, a sobrecarga de trabalho dos docentes, o tempo necessário à preparação de aulas e o número de alunos por turma.
The current research is part of a doctoral project in Multimedia in Education held by one of the authors, and with articulation with the AGIRE project (School Network Integrated Management Support Project), which comprise a collaboration between the University of Aveiro, the E-Xample consortium and the School Grouping of Gafanha da Nazaré, where the EduLabs project was implemented. This project is 128 a pilot initiative at a national level that intends to promote innovation in education. In addition to the technological equipment of classrooms, the EduLab model foresees the training teachers and monitoring the process as a way of promoting the implementation of innovative teaching strategies. This paper aims to evaluate the impact of EduLab model in the teaching strategies implemented by teachers of the involved School Grouping, during the 2014/2015 school year. To achieve that goal, data were collected by a questionnaire applied by the teachers, lessons registration grids and reflective reports of the training workshop attended by the teachers involved. It appears that the EduLab model implementation led to an increase of frequency in which teachers resort to use technologies, both in classroom context as in the preparation of activities. Essentially, the use of technologies in classroom is linked to the resolution of work proposals, research activities and contents exposed by the teacher. Teachers recognize potential in the use of technologies, highlighting the fact that they enable the implementation of diverse and innovative teaching strategies. However, teachers point out some obstacles to the use of technologies in educational context that can make less frequent the implementation of those strategies, in particular, the absence or failure of resources, the workload of teachers, and the time needed to prepare lessons and the number of students per class.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/22187
ISBN: 978-989-8753-36-6
Publisher Version: http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

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