Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22170
Title: Sustentabilidade da investigação educacional: contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
Other Titles: Sustainability of educational research: contributions of the literature on the concept, factors and actions
La sostenibilidad de la investigación educativa: aportes de la literatura sobre el concepto, los factores y acciones
Durabilité de la recherche en éducation: apports de la littérature au concept, les facteurs et les actions
Author: Guerra, Cecília
Costa, Nilza
Keywords: sustentabilidade da investigação
investigação educacional
avaliação do impacte da investigação
Issue Date: Mar-2017
Publisher: Edições Universitárias Lusófonas
Abstract: O estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).
The study of the sustainability of research has emerged in the policies of research and literature as an essential element for the promotion of projects’ quality, contributing not only to the improvement of the research process, but also to the results continuity after the end of the funding period. However, studies on the sustainability of research continue to be limited. In addition, research funding agencies have been, in recent and highly competitive calls, requesting evidence of research impact and sustainability so as to demonstrate that the funds were (and will be) well spent. Determining ways to enhance the sustainability of research, particularly in the educational research field, as well as understanding its process, are as important as the promotion of innovation by developing research. This article presents a literature review on the sustainability of the research, the concept, the factors and actions for its implementation. Hence, it is intended to contribute to the quality of educational research, in its sustainability dimension, showing the importance of integrating key factors in the development of projects, influencing educational policies, funding agencies and involved actors (researchers, teachers, students ...).
El estudio de la sostenibilidad de la investigación ha surgido en las políticas de investigación y en la literatura como un elemento clave para la promoción de la calidad de los proyectos contribuyendo, no sólo para mejorar el proceso de investigación, así como a la continuidad de los resultados después del final del período de financiación. Sin embargo, los estudios sobre la sostenibilidad de la investigación siguen siendo limitados. Por otra parte, las agencias de financiación de la investigación han pedido en los últimos y altamente competitivos concursos, evidencia del impacto y de la sostenibilidad de los proyectos, con el fin de demostrar que los recursos financieros fueron (y serón) bien gastados. Determinar las formas de promover la sostenibilidad de la investigación, particularmente en el campo de la educación, y entender su proceso es tan importante como la promoción de la innovación en el desarrollo de la investigación. Este artículo es una revisión de la literatura sobre la sostenibilidad de la investigación, presentando el concepto, los factores y acciones para alcanzarla. Se pretende contribuir a la calidad de la investigación educativa en su dimensión de la sostenibilidad, mostrando la importancia de la integración de factores clave en el desarrollo de proyectos, influyendo en las políticas de educación, las entidades de financiación y los actores que participan en ella (investigadores, profesores, estudiantes, ...).
L’étude de la durabilité de la recherche a émergé dans les politiques de recherche et dans la littérature comme un élément essentiel pour la promotion de la qualité des projets contribuant, ainsi, mais pas uniquement, à l’amélioration du processus de recherche, mais aussi pour assurer la continuité des résultats obtenus après la fin de la période de financement. Cependant, les études sur la durabilité de la recherche continuent à ‘être limitées. En outre, les organismes de financement de la recherche ont demandé, lors de récents concours très compétitifs, des preuves de l’impact et de la durabilité des projets, afin de démontrer que les ressources financières ont été (et seront) bien dépensées. Déterminer les moyens de promouvoir la durabilité de la recherche, en particulier dans le domaine de l’éducation, et comprendre son processus, est aussi important que la promotion de l’innovation au cours du développement de la recherche. Dans cet article nous ferons une révision de littérature sur la durabilité de la recherche, nous présenterons le concept, les facteurs et les mesures nécessaires à son application. L’objectif étant de contribuer à la qualité de la recherche en éducation, dans sa dimension de durabilité, montrant l’importance de l’intégration de facteurs-clés dans le développement de projets qui influent sur les politiques éducatives, les agences de financement et les acteurs impliqués (chercheurs, enseignants et étudiants…).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/22170
ISSN: 1646-401X
Publisher Version: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5812
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